Notícias

Controlar o consumo de combustível do carro

A informação dada pelos fabricantes de automóveis ainda não é realista. Descubra os consumos e as emissões de CO2 reais, na nossa plataforma online.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
28 outubro 2020
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
Carro a ser abastecido de combustível

iStock

O consumo dos carros apresentado pelas marcas, obtido em laboratório, é bastante superior ao real. Com base no sistema de homologação anterior, essa diferença chegou a ser de 39%, em 2017. Para ajudar as pessoas a ter noção dos consumos e das emissões dos diferentes automóveis, a União Europeia criou o projeto MILE21 (More Information Less Emissions ou, em português, Mais Informações, Menos Emissões), a que a DECO PROTESTE aderiu.

Descubra os consumos e as emissões de poluentes reais do carro

Consiste numa base de dados colaborativa, na qual os consumidores terão oportunidade de registar os consumos do seu automóvel. Poderão ainda aceder aos valores médios, com base nos registados por outros condutores, bem como às emissões de uma grande quantidade de automóveis novos e usados.

O projeto MILE21 inclui uma plataforma online disponível para qualquer consumidor, não só para registar valores como para consultar. Os dados serão provenientes de valores oficiais, de consumos introduzidos pelos utilizadores ou obtidos por dispositivos de medição instalados em veículos. Na ferramenta serão ainda disponibilizados os consumos oficiais de cada modelo.

Os condutores podem alimentar a plataforma ao introduzirem o gasto em combustível, quando atestam a viatura. Podem ainda monitorizar o consumo do seu automóvel e verificar a diferença face ao indicado pelo fabricante, com base na homologação Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Estes dados também serão úteis para os restantes utilizadores, pois podem compará-los com os de outros veículos.

Os dados recolhidos pela plataforma irão proporcionar uma informação detalhada e fiável do consumo de combustível real dos automóveis e as respetivas emissões. Esta informação ajudará os consumidores a tomar decisões de compra com base em dados objetivos e realistas. Levará ainda as autoridades a avaliar os resultados das suas políticas e a influenciar decisões futuras.

Por fim, a plataforma MILE21 disponibiliza ainda, aos condutores, conselhos sobre poupança de combustível. A primeira fase do projeto já está completa, dado que a base de dados está pronta e aberta a todos. Quantas mais pessoas usarem a ferramenta para introduzirem os dados da respetiva viatura, mais prática e útil será para todos os consumidores.

Mile21

O projeto MILE21 é financiado pelo programa LIFE+ da União Europeia, devido ao acordo n.º LIFE17 GIC/GR/000128 - MILE21-LIFE.
O conteúdo desta publicação não representa, necessariamente, a opinião da Comissão Europeia. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação e utilização das informações publicadas.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.