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Condução eficiente: 10 truques para poupar em combustível

04 setembro 2019
Homem a conduzir automóvel

Evitar travagens bruscas e engrenar a mudança mais elevada ajudam a uma condução económica e ecológica. Com alguns truques, pode poupar até 20% em combustível.

Vantagens da ecocondução

Os gestos que mais contribuem para o aumento do consumo são os arranques com demasiada aceleração, as travagens bruscas em cidade e conduzir com mudanças baixas em autoestrada.

Aumentar a distância para o carro da frente evita travagens bruscas e dá margem para reduzir a velocidade, levantando apenas o pé do acelerador. Se precisar de travar muitas vezes, e bruscamente, é porque gastou energia a mais com a aceleração. Solução: manter a velocidade do motor o mais baixa possível, usando mudanças mais altas que confiram baixa rotação.

É importante conduzir com a mudança mais elevada possível. Assim que conseguir meter a 2ª, suba de relação tão depressa quanto puder. A 40 km/h pode já ter a 4ª engrenada e para a 6ª chegam 60 km/h. Contudo, a partir dos 80 km/h, mesmo já em 6ª velocidade, terá de exercer mais pressão no acelerador, o que significa injetar mais combustível para o motor, aumentando o consumo.

No arranque, não tem de esperar que o motor aqueça, nem acelerar em ponto morto. Assim que ligar a ignição, carregue no pedal da embraiagem e arranque em primeira, passando para segunda logo que percorra a distância equivalente ao comprimento de um carro.

Com a condução ecoeficiente ganha tempo útil. Aumenta a velocidade média, ou seja, reduz o tempo necessário para o mesmo trajeto.
Com a ecocondução ganha tempo útil. Aumenta a velocidade média, ou seja, reduz o tempo necessário para o mesmo trajeto.

Verifique a pressão dos pneus e evite sobrecarregar o automóvel. Distribua a carga de modo equilibrado pela bagageira. Levar uma mala no tejadilho penaliza bastante o consumo de combustível.

Muitos condutores deixam o carro deslizar em ponto morto em zonas com grandes descidas, o que é um erro. Com a caixa desengatada, o motor continua a consumir. A ação correta é manter o carro engrenado e utilizar o motor como travão. Ao retirar o pé do acelerador, não consome combustível porque a alimentação é cortada.

Vamos a contas. Em condições normais, metade do tempo ao volante é passado em velocidade estável, a cortar a alimentação e a fazer o corte do motor, e a outra metade em paragem, aceleração e travagem. Com estes truques de ecocondução pode, facilmente, dedicar até 70% do tempo ao primeiro período, ou seja, a seguir viagem com uma velocidade estável.

A surpresa é geral quando se fala em poupar tempo: nalguns casos, pode demorar menos a efetuar o mesmo percurso com a ecocondução. Poupa a carteira, ganha conforto e não demora mais. Dicas simples como engrenar a mudança mais elevada tão depressa quanto possível e evitar acelerações e travagens súbitas são a base da condução eficiente. A poupança chega aos 20%, o que equivale a cerca de € 380 se fizer 30 mil quilómetros por ano. Se forem dois condutores em casa, poupa cerca de 760 euros.

Poupar está nas mãos do condutor e só depende da decisão certa em cada trajeto. Há, inclusive, empresas especializadas que ensinam estes truques nas formações em ecocondução.