Notícias

Condução eficiente: 10 truques para poupar em combustível

10 truques para poupar

  1. Planeamento. Partilhe o carro e escolha percursos mais suaves, recorrendo ao GPS para trajetos alternativos. Calcule a duração das viagens por excesso, para evitar stresse e acelerações furiosas. Escute as informações de trânsito na rádio e verifique o tempo antes de sair. Evite zonas congestionadas e percursos muito longos.
  2. Preparação. Mantenha os pneus com a pressão adequada e retire as cargas desnecessárias. Não precisa de aquecer o motor. Assim que ligar a ignição, carregue no pedal da embraiagem e arranque em primeira, passando para segunda logo de seguida. Evite o ar condicionado, sobretudo em velocidades baixas.
  3. Técnicas de condução. Utilize o acelerador com suavidade e resista à tentação de “esmagar” o pedal. Evite acelerações com rotações acima das duas mil por minuto. Sempre que possível, tire o pé do acelerador e deixe o carro movimentar-se com a mudança engatada. Esta opção corta a admissão de combustível.
  4. Táticas. Trave com o motor, passando para uma mudança mais baixa. Para aumentar a velocidade, se o carro tiver movimento suficiente, mude para uma velocidade superior, ou seja, “destrave” com o motor. Em subida, precisa de acelerar. Mesmo antes de chegar ao pico, estabilize, retirando o pé do acelerador no momento certo.
  5. Antecipação. Antecipe ao máximo os movimentos. Mantenha uma boa distância do carro da frente, evitando travagens desnecessárias. Ao aproximar-se de rotundas, interseções, passadeiras ou outros locais de paragem não obrigatória, antecipe o movimento dos outros e evite parar desnecessariamente.
  6. Cores. Ao aproximar-se do semáforo, se estiver verde, avance. Se estiver vermelho, aproxime-se devagar. Levante o pé do acelerador e deixe o carro desacelerar por si através do efeito travão-motor, se necessário, reduzindo na caixa. Entretanto, pode ficar verde e poupa uma paragem. Ter este cuidado dezenas de vezes por dia faz a diferença.
  7. Nota artística na autoestrada. Aproveite as descidas para aumentar a velocidade. Não use o regulador de velocidade em percursos com muitas subidas, sobretudo longas e de declives acentuados ou com o tráfego intenso. Evite velocidades elevadas. Acima dos 110 km/h, o consumo dispara.
  8. Cortar a alimentação. Se prevê uma paragem na fila ou no semáforo por mais de 30 segundos, desligue o motor. Nas descidas, prefira travar ou acelerar com o motor. Aproveite a força da gravidade. É simples meter uma mudança mais rápida sem pisar o acelerador e soltando com suavidade apenas a embraiagem.
  9. Consumos. Utilize o computador de bordo para verificar o consumo médio e aferir a eficiência da condução.
  10. Adapte a condução. A condução deve ter em conta a velocidade, a mudança usada, o local e a situação de tráfego. Em viagens longas, use o cruise-control para manter a velocidade.