Notícias

Citroën Grand C4 Picasso: excelente para longas viagens

31 agosto 2014 Arquivado
Citroën Grand C4 Picasso

31 agosto 2014 Arquivado

O Citroën Grand C4 Picasso é muito espaçoso, confortável e seguro. Traz 7 lugares para as viagens da família. Só está disponível com motor a gasóleo desde 27 700 euros.

Conforto, segurança e rivais

O condutor tem uma boa visibilidade global da estrada, mas fraca ao nível do carro. O final da traseira é fácil de perceber, mas o mesmo não se aplica à parte frontal. Os obstáculos baixos não são fáceis de reconhecer. O campo de visão nos espelhos tem de ser melhorado. A largura dos pilares atrás prejudica a visibilidade.
A largura do pilar afeta a visibilidade. Mas a panorâmica global passa no teste.
A largura do pilar afeta a visibilidade. Mas a panorâmica global passa no teste.
Atrás, recebe passageiros até 1,90 m.
Atrás, recebe passageiros até 1,90 m.

Entrar e sair do Citroën Grand C4 Picasso é muito confortável, devido à ótima posição dos bancos face à estrada. O habitáculo à frente é muito espaçoso em altura e largura. Os bancos frontais recebem passageiros até 2 m de altura. Atrás, o espaço também é a nota dominante e o grande ângulo de abertura das portas ajuda. Os bancos da segunda fila podem deslizar de modo individual, ao longo de 13 cm. Puxados para trás, aceitam passageiros até 1,90 m. Já na terceira fila, os bancos são apertados e pouco confortáveis. Falta espaço de pernas e cabeça. Serve para passageiros até 1,70 m.

A capacidade total da mala é de 560 litros com os bancos no sítio: oferece mais 160 litros do que o monovolume regular C4 Picasso. Bem iluminada, a mala do Citroën Grand C4 Picasso é muito generosa para esta categoria de automóveis e exibe um formato prático. Depois de rebater todos os bancos, adota um piso totalmente plano: medimos uns espantosos 1060 litros. Mas se tiver lotação esgotada nos lugares, dispõe apenas de 130 litros de mala, o que é pouco.

Os bancos são muito simples de rebater e até o assento do passageiro à frente pode ser rebatido para transportar objetos mais compridos ou ser utilizado como uma mesa.

Se rebater todos os bancos, a mala tem capacidade para 1060 litros.
Se rebater todos os bancos, a mala tem capacidade para 1060 litros.

A abertura da porta é elétrica (basta premir o botão de série) e suficientemente ampla. Do chão ao piso da mala, medimos 67 cm, o que facilita as operações a carregar.

A ventilação conta com duas zonas de ar condicionado com seletores separados de temperatura para o condutor e passageiro frontal. O ar tem saídas em todas as filas de bancos. Mas a resposta do sistema de aquecimento é fraca. Demora muito tempo até atingir uma temperatura agradável nos bancos frontal e traseiro.

Entre os principais rivais do Citroën Grand C4 Picasso, destacamos o Opel Zafira Tourer e o Toyota Verso. Para desempatar, compare as médias de consumo e o custo por quilómetro.

Apreciámos o nível de segurança. Conquistou 5 estrelas no teste de colisão mais recente.
Apreciámos o nível de equipamentos de segurança. Conquistou 5 estrelas no teste de colisão mais recente.