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Carros elétricos: apoios à compra e condições

25 agosto 2021
carros elétricoscarros elétricos a abastecer num posto de carregamento

O Governo atualizou o programa de apoios para veículos de baixas emissões. Este incentivo contempla carros elétricos e bicicletas elétricas. O reforço de meio milhão de euros vai todo para bicicletas. Ainda pode obter o apoio de 350 euros para uma bicicleta nova 100% elétrica.

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Que fatores dificultam a adoção de veículos elétricos pelo consumidor? Qual a experiência de utilização dos postos de carregamento públicos no País? Quais os hábitos de carregamento e estacionamento de veículos elétricos? Para responder a estas e outras questões, lançámos, em parceria com o ISCTE – Al Business Hub, um inquérito online. Os resultados permitirão conhecer a opinião dos atuais e futuros utilizadores de veículos elétricos, que tantos adeptos têm ganho junto dos portugueses.

Várias marcas comercializam carros elétricos e há modelos para todas as carteiras. Atraídos pelo incentivo do Governo, muitos consumidores avançam para o negócio. Em Portugal, a compra de veículos com esta tecnologia tem vindo a aumentar de forma considerável. O parque automóvel conta com 73 mil carros elétricos (100% elétricos, híbridos ou híbridos plug-in). Representam hoje 30% das vendas de veículos novos.

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Há várias soluções: 

  • híbridos convencionais, em que o motor elétrico complementa o térmico, a gasolina ou a gasóleo;
  • híbridos plug-in, que têm baterias e a possibilidade de as carregar numa tomada ou carregador. Garantem uma autonomia superior com o motor térmico, sendo a autonomia elétrica suficiente para pequenos percursos;  
  • modelos 100% elétricos;
  • fuel-cell, onde o hidrogénio produz a eletricidade que alimenta o motor elétrico.

A autonomia é o maior travão à massificação dos modelos elétricos, apesar de, nos últimos tempos, ter vindo a aumentar significativamente a oferta de veículos com autonomias que rondam os 400 quilómetros. A pergunta impõe-se: precisamos de carros com uma autonomia de 800 quilómetros quando, diariamente, conduzimos, em média, menos de 100 quilómetros?

A mobilidade elétrica é um importante contributo para a mobilidade sustentável. Além disso, sai mais barato. Com um carro amigo do ambiente, poupa no combustível e na manutenção do veículo, mas também nos impostos, já que os veículos 100% elétricos estão isentos de impostos (IUC e ISV), sendo que, em muitos municípios, o estacionamento é mais barato ou até gratuito.

O carregamento de veículos elétricos em postos de carregamento normal (PCN) de acesso público passou a ser pago a 1 de julho de 2020. Os postos de carregamento rápido (PCR), bem como os carregadores em espaços privados, já tinham iniciado a cobrança antes, em 2018 e 2019 respetivamente. Para ter acesso aos postos de carregamento da rede pública, o utilizador tem de assinar um contrato com um comercializador de eletricidade para a mobilidade (CEME). Antes de aderir, compare as propostas uma vez que as condições variam.

Decidido a adquirir um carro elétrico e contribuir para um Planeta mais verde? O nosso simulador do custo de utilização por quilómetro ajuda: além do valor de compra do carro, consideramos combustível, seguro, imposto, manutenção e pneus. Revelamos o custo real por quilómetro de 5 mil carros e nenhuma tecnologia escapa: gás, gasolina, gasóleo, elétrico, híbrido e híbrido plug-in.

Se apostar num veículo elétrico, explicamos tudo o que precisa de fazer para obter o financiamento do Governo. Mas atenção: só é válido para modelos 100% elétricos.