Notícias

Carros elétricos: apoios à compra e condições

07 março 2019
carros elétricoscarros elétricos a abastecer num posto de carregamento

07 março 2019
Vai comprar um carro elétrico? Conheça os novos apoios à compra e a rede de postos de carregamento MOBI.E.

Rede MOBI.E para carregar

A rede MOBI.E é uma infraestrutura composta por postos de carregamento para veículos elétricos, na sua maioria, situados em espaços de acesso público, como estacionamentos na via pública, parques de estacionamento, centros comerciais, hotéis, aeroportos ou áreas de serviço.

Os postos são compostos por um módulo que estabelece a comunicação entre o utilizador e a rede, permitindo a autenticação de utilizador, o registo de consumos, entre outras funcionalidades. É possível carregar as baterias dos veículos elétricos num carregamento normal ou rápido.

Para utilizar, basta aceder à rede MOBI.E e clicar em “adesão” no menu principal. Assim que terminar o registo, depois de preenchidos os campos obrigatórios, é enviado um cartão para a morada indicada. O veículo elétrico pode ser carregado em todos os pontos da Rede MOBI.E. No mesmo site, pode saber quais os pontos de carregamento disponíveis. 

Estacionamento e tempo de carregamento

A lei estabelece que o estacionamento nas áreas de carregamentos de veículos elétricos deve estar devidamente identificado e só é permitido aos veículos em carregamento, durante um período de tempo limitado.

Os veículos elétricos devem estar identificados com dístico próprio para poderem estacionar nessa área. Cabe a cada entidade que explora os postos estabelecer os limites de tempo em que, uma vez terminado o carregamento, o veículo elétrico deve ser retirado do local pelo respetivo proprietário. Deste modo, a lei tem como objetivo estimular a disponibilidade dos pontos de carregamento, de acordo com o período do dia.

Quando o período de extensão estipulado pelo operador termina, o proprietário do veículo passa a estar em situação de estacionamento indevido. Compete às entidades fiscalizadoras verificar a infração e o operador do posto pode informá-las sobre o estacionamento indevido.