Carros a GPL: em que parques estacionar

Horácio Matos, de Vila Real, tem um carro a GPL e foi impedido de estacionar no parque subterrâneo de uma grande superfície. Perguntou-nos se a recusa foi legítima, já que a viatura indica estar conforme os requisitos que permitem estacionar em qualquer parque.
Carro pode ser impedido
As marcas de automóveis a GPL, sobretudo a partir de 2013, garantem aos consumidores que podem estacionar os seus modelos em qualquer parque. Os veículos a GPL mais recentes já incluem um selo que pretende atestar a sua construção segundo as prescrições técnicas da lei de 2013, que permite estacionar em parques fechados e abaixo do nível do solo. A mesma lei indica também, entre outros, que os parques devem ser ventilados e cumprir os requisitos do regulamento de segurança publicado em 2008.

Mas o avanço técnico nesses veículos esbarra nos parques que ficaram parados no tempo. Muitos não procederam às alterações exigidas pela lei. Assim, como distinguir os que permitem os veículos a GPL? Alguns parques retiraram a sinalética de proibição de GPL, mas outros não, o que ajudar a diferenciar os locais onde os leitores como Horácio Matos ainda não podem estacionar.
Na dúvida, para distinguir os parques que permitem o estacionamento de veículos a GPL, veja se não há avisos de proibição à entrada.