Notícias

Carros a GPL: em que parques estacionar

04 março 2015 Arquivado
Carros a GPL: em que parques estacionar

04 março 2015 Arquivado

Horácio Matos, de Vila Real, tem um carro a GPL e foi impedido de estacionar no parque subterrâneo de uma grande superfície. Perguntou-nos se a recusa foi legítima, já que a viatura indica estar conforme os requisitos que permitem estacionar em qualquer parque.

Até 2013, os carros a GPL estavam impedidos de estacionar em parques cobertos. Estes até apresentavam sinais de aviso de interdição à entrada. Naquele ano, uma nova lei abriu a porta a veículos com outro combustível que não a gasolina e o gasóleo. Mas, como não são obrigados, muitos parques não foram adaptados para respeitar os requisitos de segurança. E, como não foi criada sinalética para identificar os parques onde os recentes carros a GPL podem estacionar, a dúvida instalou-se.

Carro pode ser impedido
As marcas de automóveis a GPL, sobretudo a partir de 2013, garantem aos consumidores que podem estacionar os seus modelos em qualquer parque. Os veículos a GPL mais recentes já incluem um selo que pretende atestar a sua construção segundo as prescrições técnicas da lei de 2013, que permite estacionar em parques fechados e abaixo do nível do solo. A mesma lei indica também, entre outros, que os parques devem ser ventilados e cumprir os requisitos do regulamento de segurança publicado em 2008.

Os carros com este selo respeitam os requisitos para estacionar em qualquer parque.
Os carros com este selo respeitam os requisitos para estacionar em qualquer parque.

Mas o avanço técnico nesses veículos esbarra nos parques que ficaram parados no tempo. Muitos não procederam às alterações exigidas pela lei. Assim, como distinguir os que permitem os veículos a GPL? Alguns parques retiraram a sinalética de proibição de GPL, mas outros não, o que ajudar a diferenciar os locais onde os leitores como Horácio Matos ainda não podem estacionar.

Na dúvida, para distinguir os parques que permitem o estacionamento de veículos a GPL, veja se não há avisos de proibição à entrada.