Notícias

BMW Série 2 Active Tourer: abre as portas à família

09 fevereiro 2015 Arquivado
BMW Serie 2 Active Tourer

09 fevereiro 2015 Arquivado

O BMW Série 2 Active Tourer é muito espaçoso e impressiona pela elevada segurança. Tem bons argumentos para convencer a família. Mas o preço não é para todas as carteiras. Com motor a gasóleo, custa desde 30 900 euros.

Início

O BMW Série 2 Active Tourer é o primeiro modelo de tração dianteira e a primeira investida da marca de Munique na família dos MPV e companhia. A marca promete conforto e dinâmica desportiva com total segurança. No passado, ninguém seria capaz de sonhar ou sequer acreditar que a BMW pudesse criar um carro com tração à frente.
O BMW Série 2 Active Tourer brilhou nas provas mais duras.
O BMW Série 2 Active Tourer brilhou nas provas mais duras.
O novo BMW Série 2 Active Tourer disponibiliza 8 motores à escolha. O motor a gasóleo com 116 cavalos é o mais acessível: começa nos 30 900 euros. Alimentado pelo motor a gasolina de 136 cavalos, custa desde 31 590 euros. Se preferir a versão xDrive com agilidade e dinâmica para todo o terreno, o preço ultrapassa os 47 mil euros.

Já testámos o sistema de GPS da BMW: veja no vídeo.

Veja como testamos 150 carros por ano no vídeo.

O BMW Série 2 é, de facto, uma grande surpresa ao nível do espaço, percetível logo à entrada, pela primeira vez. Tanto à frente, como atrás, os bancos são confortáveis. É muito fácil entrar e sair do carro. Aliás, na marca, é um dos modelos onde estas operações básicas são mais simples.
Mede 4,34 m de comprimento, 1,55 m de altura e 1,80 m de largura, ou 2,04 m com espelhos.
Mede 4,34 m de comprimento, 1,55 m de altura e 1,80 m de largura, ou 2,04 m com espelhos.

Esta proposta impressiona sobretudo nas viagens longas, onde as qualidades se evidenciam. Os argumentos entraram em cena sempre que efetuámos trajetos mais longos, como foi a viagem de Lisboa à Foz do Douro, no Porto, com regresso no próprio dia.

A bordo, a posição de condução é muito agradável para qualquer consumidor. Único contra: os pilares à frente são muito amplos e afetam o campo de visão, sobretudo ao curvar ou para mudar de direção. É possível instalar uma cadeira de criança no banco do passageiro à frente e atrás, mas apenas de cada lado do carro.

Atrás, o banco central não permite instalar uma cadeira de criança.
Atrás, o banco central não permite instalar uma cadeira de criança.

O BMW Série 2 Active Tourer garante uma elevada segurança e apresenta uma enorme variedade de sistemas de apoio à condução como equipamento opcional. Apreciámos o pacote assistente de condução e o sistema de iluminação. Ambos fazem disparar a fatura. No primeiro caso, são mais 775 euros. Já os faróis LED custam 1023 euros.

Gostámos dos faróis LED opcionais com luz de curva. Prepare a carteira.
Gostámos dos faróis LED opcionais com luz de curva. Prepare a carteira.
No teste de colisão, a BMW foi, aliás, premiada pela tecnologia de reconhecimento de pessoas com função de travagem ligeira na cidade (de 10 a 60 km/h). Mas o BMW Série 2 Active Tourer traz de série o aviso de aproximação com função de travagem ligeira na cidade: alerta para uma colisão com o carro em frente e aplica uma travagem ligeira em baixa velocidade (5 a 60 km/h).