Notícias

BMW Série 1: ágil, eficaz e seguro, mas ainda caro

23 abril 2013 Arquivado

Arquivado

O BMW Série 1 destaca-se pelo desempenho seguro e conforto em longas viagens. Exibe bons trunfos, mas abusa nos equipamentos opcionais. Com chave na mão, a versão 114i do BMW Série 1 custa a partir de 25 650 euros.

Segurança máxima

O motor do BMW Série 1 convence. Garante ultrapassagens rápidas, mas fica apático nas rotações mais elevadas. A flexibilidade da 4.ª e da 5.ª velocidade satisfaz. A aceleração em 6.ª é lenta. O motor de 4 cilindros é suave e raramente transmite vibrações para o habitáculo. Bem escalonada, a caixa de 6 velocidades é precisa e fácil de comandar.

O BMW Série 1 consegue fazer uma distância de travagem curta. A 100 km/h, precisa de 36 metros até ficar totalmente imobilizado. Mesmo perante travagens bruscas em velocidades elevadas, o BMW 114i é fácil de domar. Em média, o BMW 114i gasta 6,1 litros aos 100 quilómetros. Dentro da cidade, esta marca sobe para 7,2 litros.

Com uma direção precisa, o BMW Série 1 garante uma boa condução e ótima estabilidade. Nas provas de segurança do EuroNCAP, o BMW Série 1 conseguiu um excelente resultado de 5 estrelas.

A direção proporciona um diâmetro de viragem aceitável (11 metros) e manobras sem esforço. O novo Série 1 é menos agressivo e mais confortável em velocidades elevadas do que o antecessor.

O custo por quilómetro desempata. Entre os rivais na versão mais próxima do BMW Série 1 testado, destacamos o VW Golf (€ 0,37/km), o Audi A3 (€ 0,37/km), o Mercedes Classe A (€ 0,31/km) e o Volvo V40 (€ 0,41/km).