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Automóveis: os mais seguros em 2013 nos testes EuroNCAP

14 janeiro 2014 Arquivado

14 janeiro 2014 Arquivado

Dos 33 automóveis testados no último ano pelo EuroNCAP, revelamos os mais seguros em cada categoria à venda no País. Muitos já foram testados e conduzidos pela nossa equipa.

Destacamos os melhores automóveis de cada classe com um desempenho exemplar:

  • Renault Zoe (utilitário).
  • Toyota Corolla (familiar compacto).
  • Lexus IS (grande familiar).
  • Kia Carens e Ford Tourneo Connect (monovolumes).
  • Jeep Cherokee (SUV 4x4).

Com 5 estrelas, os grandes vencedores obtiveram a pontuação global mais elevada na proteção dos adultos. As estrelas atribuídas contemplam todos os critérios em exame: proteção dos adultos, proteção das crianças, proteção de peões e sistemas de assistência à segurança.

O EuroNCAP realiza os testes de colisão, sob a égide da International Consumer Research and Testing, da qual somos parceiros. Em 2013, o EuroNCAP enviou para a sucata 33 automóveis.

Muitos dos automóveis vencedores já foram testados e conduzidos pela nossa equipa.
Muitos dos automóveis vencedores já foram testados e conduzidos pela nossa equipa.

Ainda não chegou a Portugal, mas o Qoros 3 Sedan fez história. É o automóvel mais bem classificado nos testes em 2013 e o primeiro desenvolvido na China a conquistar a pontuação máxima de 5 estrelas. Em Portugal, podemos encontrar o vice-campeão nesta família de carros: é o Toyota Corolla, um dos modelos mais emblemáticos da marca.

Já o Renault Zoe e o Lexus IS foram as principais estrelas na família dos automóveis elétricos e híbridos em teste. Desta vez, o título de campeão da segurança na categoria dos monovolumes é partilhado pelo Kia Carens e Ford Tourneo Connect. Nos SUVs 4x4, o Jeep Cherokee alcançou a recomendação mais desejada.

Fabricantes inovam, provas aumentam fasquia
Para corresponder às expectativas do consumidor e devido à evolução da tecnologia de segurança, o EuroNCAP atualiza os testes com frequência. Em 2013, reforçou a avaliação da proteção das crianças. Passou a valorizar os fabricantes que permitem uma instalação fácil dos tipos de cadeiras mais frequentes e que cumprem as novas regras de segurança para as crianças.

O EuroNCAP também integrou os sistemas de adaptação inteligente de velocidade nos testes. Outra medida relevante será a inclusão dos sistemas de travagem de emergência e alertas para saída da faixa de rodagem. Nesta secção, os pontos em disputa aumentaram de 9 para 13. A proteção de adultos viu o seu peso na avaliação global reduzido em 10 por cento. Pelo contrário, os sistemas de segurança serão mais valorizados: 20% nas contas finais do EuroNCAP.

Apesar dos requisitos mais exigentes, o número de carros com 4 e 5 estrelas continua a ser significativo. Os próximos resultados serão divulgados a 26 de fevereiro. Esperamos que os fabricantes se mantenham nesta rota de inovação em prol da segurança. Estaremos atentos e prometemos partilhar em primeira mão. Até lá, consulte os nossos resultados para 5 mil automóveis.