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Destacamos os melhores automóveis de cada classe com um desempenho exemplar:

  • Renault Zoe (utilitário).
  • Toyota Corolla (familiar compacto).
  • Lexus IS (grande familiar).
  • Kia Carens e Ford Tourneo Connect (monovolumes).
  • Jeep Cherokee (SUV 4x4).

Com 5 estrelas, os grandes vencedores obtiveram a pontuação global mais elevada na proteção dos adultos. As estrelas atribuídas contemplam todos os critérios em exame: proteção dos adultos, proteção das crianças, proteção de peões e sistemas de assistência à segurança.

O EuroNCAP realiza os testes de colisão, sob a égide da International Consumer Research and Testing, da qual somos parceiros. Em 2013, o EuroNCAP enviou para a sucata 33 automóveis.

Muitos dos automóveis vencedores já foram testados e conduzidos pela nossa equipa.
Muitos dos automóveis vencedores já foram testados e conduzidos pela nossa equipa.

Ainda não chegou a Portugal, mas o Qoros 3 Sedan fez história. É o automóvel mais bem classificado nos testes em 2013 e o primeiro desenvolvido na China a conquistar a pontuação máxima de 5 estrelas. Em Portugal, podemos encontrar o vice-campeão nesta família de carros: é o Toyota Corolla, um dos modelos mais emblemáticos da marca.

Já o Renault Zoe e o Lexus IS foram as principais estrelas na família dos automóveis elétricos e híbridos em teste. Desta vez, o título de campeão da segurança na categoria dos monovolumes é partilhado pelo Kia Carens e Ford Tourneo Connect. Nos SUVs 4x4, o Jeep Cherokee alcançou a recomendação mais desejada.

Fabricantes inovam, provas aumentam fasquia
Para corresponder às expectativas do consumidor e devido à evolução da tecnologia de segurança, o EuroNCAP atualiza os testes com frequência. Em 2013, reforçou a avaliação da proteção das crianças. Passou a valorizar os fabricantes que permitem uma instalação fácil dos tipos de cadeiras mais frequentes e que cumprem as novas regras de segurança para as crianças.

O EuroNCAP também integrou os sistemas de adaptação inteligente de velocidade nos testes. Outra medida relevante será a inclusão dos sistemas de travagem de emergência e alertas para saída da faixa de rodagem. Nesta secção, os pontos em disputa aumentaram de 9 para 13. A proteção de adultos viu o seu peso na avaliação global reduzido em 10 por cento. Pelo contrário, os sistemas de segurança serão mais valorizados: 20% nas contas finais do EuroNCAP.

Apesar dos requisitos mais exigentes, o número de carros com 4 e 5 estrelas continua a ser significativo. Os próximos resultados serão divulgados a 26 de fevereiro. Esperamos que os fabricantes se mantenham nesta rota de inovação em prol da segurança. Estaremos atentos e prometemos partilhar em primeira mão. Até lá, consulte os nossos resultados para 5 mil automóveis.