Notícias

Os automóveis mais seguros em 2021 para o Euro NCAP

Revelamos os automóveis mais seguros em cada categoria. O Nissan Qashqai arrasa com o melhor desempenho do ano em segurança ativa. Vários carros 100% elétricos destacam-se entre os modelos com 5 estrelas.

06 janeiro 2022
Teste de colisão frontal de automóvel com condutor-dummy em laboratório

Em 2021, o Euro NCAP testou 33 carros novos e 22 conquistaram a classificação máxima de cinco estrelas. Destacamos os cinco carros que impressionaram mais em todas as provas. O Euro NCAP arranca o novo ano com o reconhecimento do melhor desempenho em segurança automóvel e a revelação dos grandes vencedores.

Ver a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in

Campeões da segurança por categoria

Entre as principais notas, o Mercedes-EQ EQS destaca-se como o melhor nas categorias de “carros executivos” e “elétricos puros”. Bate o vice-campeão Polestar 2, também este uma nova proposta entre os carros 100% elétricos. Chegará a Portugal ainda no primeiro semestre deste ano.

Na categoria dos pequenos SUVs, o vencedor é o Nissan Qashqai com um excelente desempenho no equipamento e nas tecnologias de segurança ativa. A terceira geração do Nissan Qashqai recebeu uma pontuação de 70% nos testes de proteção dos utentes mais vulneráveis na estrada, ou seja, peões e ciclistas. Conta com vários dispositivos de segurança ativos, incluindo travagem de emergência inteligente, que avisa o condutor e aplica os travões se o carro antecipar um impacto com um veículo, peão ou ciclista. O Euro NCAP valoriza a tecnologia que ajuda a prevenir acidentes. Nesta matéria, o Nissan Qashqai obteve uma pontuação exemplar de 95% devido ao bom desempenho dos sistemas de travagem de emergência e alertas de colisão. O carro intervém de modo automático quando outro veículo não foi notado pelo condutor, “conduzindo” ativamente o Qashqai para longe do perigo. O alerta de trânsito traseiro evita colisões ao recuar no estacionamento.

Neste segmento, o vice-campeão foi o elétrico Volkswagen ID.4. O prémio na categoria dos grandes SUVs pertence ao primeiro SUV totalmente elétrico da Škoda, o Enyaq iV, logo seguido pelo BMW iX, também 100% elétrico. A Škoda é a única marca com dois vencedores diferentes nos prémios EuroNCAP. Já o híbrido Toyota Yaris Cross conquistou o primeiro lugar na categoria dos pequenos MPVs e o Škoda Fabia foi o melhor na categoria dos pequenos familiares.

Os prémios Euro NCAP Best in Class são concedidos aos carros com o melhor desempenho global nas várias categorias, desde que contem com pelo menos três participantes no ano. Para brilhar entre os vencedores, os carros precisam de obter uma classificação de cinco estrelas e não podem acusar nenhuma zona do corpo dos bonecos de teste com resultados críticos, pintada de vermelho. Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, recorda que “2021 foi um ano duro para a indústria automóvel devido à escassez de peças, em particular de semicondutores, o que afetou os planos de desenvolvimento, produção e vendas das marcas”. Ainda assim e apesar das regras exigentes dos testes, a covid-19 não impediu a chegada de um grande número de novos carros ao mercado, muitos elétricos e híbridos, que conseguiram alcançar a classificação de cinco estrelas.

O Nissan Qashqai destaca-se da concorrência nas tecnologias para prevenir acidentes. 
O Nissan Qashqai destaca-se da concorrência nas tecnologias para prevenir acidentes.
O elétrico Škoda Enyaq iV é o mais seguro da categoria. 
O elétrico Škoda Enyaq iV conquista mais um título: é o mais seguro da categoria.
Mercedes-EQ EQS é campeão da segurança em duas categorias: executivo e 100% elétrico. 
Mercedes-EQ EQS é campeão da segurança em duas categorias: executivos e 100% elétricos.
Híbrido Toyota Yaris Cross vence na categoria dos pequenos MPVs. 
Híbrido Toyota Yaris Cross vence na categoria dos pequenos MPVs.
O renovado Škoda Fabia aumentou a segurança na proteção dos ocupantes adultos. Brilha entre os pequenos familiares.  
O renovado Škoda Fabia aumentou a segurança na proteção dos ocupantes adultos. Brilha entre os pequenos familiares.

Parceiros do Euro NCAP desde o primeiro teste

O Euro NCAP é um organismo independente que realiza testes de colisão, avaliando a proteção e os sistemas de segurança dos automóveis vendidos na União Europeia. Através do Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos, esta organização investiga a segurança dos carros com testes de colisão em ambiente controlado, e atribui estrelas, de uma a cinco, aos modelos testados. Esta bateria de provas de segurança é mais exigente do que o conjunto das normas de homologação. A DECO PROTESTE é cofundadora do Euro NCAP, através da sua participação na International Consumer Research and Testing (ICRT), que reúne mais de 30 parceiros na defesa do consumidor.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.