Notícias

Audi A4: muita força e baixo consumo

26 outubro 2012 Arquivado

Arquivado

O Audi A4 2.0 combina um excelente motor a gasóleo com um ótimo nível de conforto. A nova versão destaca-se pelo baixo consumo. Com chave na mão e uma longa lista de equipamentos opcionais, o Audi A4 custa a partir de 38 244 euros.

Motor suave e poupado

Com uma suspensão desportiva, o renovado Audi A4 absorve as irregularidades do piso sem grandes ressaltos, nem vibrações.

Nenhum ruído incomoda a condução a bordo. No Audi A4, o silêncio domina. Em plena condução com velocidades elevadas, medimos apenas 66,9 decibéis. Dentro do Audi A4, o trabalho de insonorização cumpre: o motor, a estrada e o vento não se fazem notar.

Atalhos mais simples em estreia no Audi A4.
Atalhos mais simples em estreia no Audi A4.

O motor de 4 cilindros do Audi A4 é bastante suave para um automóvel a gasóleo. Não detetámos quaisquer vibrações, nem sentimos zumbidos na cabina.

A caixa de velocidades exibe uma boa flexibilidade na 4.ª e 5.ª mudança. É precisa e efetua transições suaves, mas também proporciona uma transição rápida. A marcha atrás é impecável. O indicador da mudança em ação ajuda a poupar combustível.

A combinação perfeita das velocidades com o motor permite uma aceleração suave. Na condução em autoestrada, o motor não abusa do consumo às 2200 rpm. O Audi A4 demora 9,5 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/hora.

Boa bagageira com 380 litros, mas pouco versátil. Não pode rebater os bancos.
Boa bagageira com 380 litros, mas pouco versátil. Não pode rebater os bancos.

Com uma direção precisa e fácil de manobrar, o Audi A4 garante uma resposta estável, enérgica e um bom contacto com a estrada. Destaca-se na travagem: a 100 km/h precisa de 35,9 metros até ficar imobilizado. Os travões são muito eficientes e respondem rapidamente.

O motor do Audi A4 2.0 brinda-nos com um bom equilíbrio entre eficiência e desempenho. Em média, esta máquina consome 5 litros de gasóleo aos 100 quilómetros. Em autoestrada, a média aponta 5,6 litros aos 100 quilómetros. O motor 2.0 TDI melhorou em eficiência ao beneficiar do start/stop evoluído e do sistema de recuperação que recebe energia das desacelerações e travagens.

A nova função Efficient do Audi drive select adapta o funcionamento do veículo à economia de combustível, além de alterar a resposta do acelerador e da caixa.

Entre os principais rivais do Audi A4, destacamos o Mercedes Classe C, o BMW Série 3 e o VW Passat. As nossas contas ao custo por quilómetro ajudam a desempatar. Consulte os resultados para mais de 5 mil automóveis.