Dossiês

Escolas e carta de condução: o que deve saber

25 fevereiro 2020
mulher a conduzir com homem a examinar a condução ao lado

Os condutores podem alterar, renovar ou substituir online a carta de condução por um valor mais baixo do que o cobrado habitualmente.

Renovação da carta online mais barata

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) disponibiliza um serviço online para os condutores alterarem, renovarem, substituírem ou pedirem uma segunda via da carta de condução. Os serviços online custam menos 10% do que o valor habitualmente cobrado. Além disso, deixa ser obrigatório alterar a morada na carta de condução, pois passa a ser tida em conta a morada do Cartão do Cidadão.

Os atestados médicos são emitidos por via eletrónica.

Quando renovar a carta de condução

Muitas pessoas acham que só têm de renovar a carta aos 50 anos, outras acreditam que só quando termina a validade. As duas ideias estão erradas. Tudo depende da data em que passou no exame de condução e da categoria da carta.

Ciclomotores, motociclos, quadriciclos, ligeiros, ligeiros com reboque e tratores agrícolas

  • Se tirou a carta antes de 2 de janeiro de 2013, deve renová-la aos 50 anos, mas não precisa de apresentar atestado médico. Este é obrigatório a partir dos 60 e 65 anos. Quando fizer 70, tem de renovar o documento. Posteriormente, deve fazê-lo a cada 2 anos, sem limite de idade e sempre com apresentação do atestado médico.
  • Caso tenha obtido a carta a partir de 2 de janeiro de 2013, deve revalidá-la na data indicada no documento de condução. A partir daí, a renovação é feita a cada 15 anos, até completar 60 anos de idade, sem ter de apresentar atestado médico. Aos 60, 65 e 70 anos, a renovação com atestado médico é obrigatória. Após os 70, deve revalidar o documento de 2 em 2 anos, mediante a apresentação do certificado médico.
  • Quem tem a carta desde 30 de julho de 2016, deve renová-la a cada 15 anos, até chegar aos 60. O atestado médico é dispensável. Assim que complete 60 anos, tem de revalidar o documento, mediante a apresentação do atestado. Mesmo que tire a carta aos 58, por exemplo, terá de atualizá-la aos 65. Depois dessa idade, deve apresentar o documento do médico para a atualização. O mesmo se aplica aos 70 anos. A partir dessa idade, a renovação é feita a cada 2 anos.

Pesados de mercadorias (com ou sem reboque), pesados de passageiros (com ou sem reboque) ou pesados com semirreboque

  • Se tirou a carta antes de 2 de janeiro de 2013, tem de renovar o documento aos 40 anos. Depois, a atualização é feita a cada 5 anos, até aos 65. Aos 50 anos, deve apresentar um atestado médico, mas não precisa de um certificado de avaliação psicológica. Esse documento é obrigatório, juntamente com o atestado, aos 65, 68 e 70 anos. Após essa idade, a renovação é feita a cada 2 anos.
  • Os condutores com carta a partir de 2 de janeiro de 2013 devem revalidá-la na data indicada no documento. A partir daí, a renovação faz-se de 5 em 5 anos, até aos 70. Até aos 50 anos, é preciso apresentar apenas o atestado médico. Posteriormente, ao atestado deve juntar um certificado de avaliação psicológica. Aos 70 anos, tem de revalidar a carta e, depois, de 2 em 2 anos.
  • Caso tenha a carta desde 30 de julho de 2016, a revalidação é feita de 5 em 5 anos, até aos 70. Até aos 50 anos, deve apresentar apenas o atestado médico. A partir dessa idade, o certificado de avaliação psicológica torna-se obrigatório, juntamente com o atestado. A partir dos 70 anos, a renovação é feita a cada 2 anos.