Dossiês

Escolas e carta de condução: o que deve saber

29 outubro 2019
mulher a conduzir com homem a examinar a condução ao lado

29 outubro 2019
Se vai tirar a carta de condução, tenha atenção na escolha da escola. Além do preço, confirme o número de aulas e os horários disponíveis. Veja ainda as mudanças na habilitação legal para conduzir.

Horas e quilómetros obrigatórios

Além do número de horas, passou a ser obrigatório também um número mínimo de quilómetros, bem como a frequência de um módulo teórico-prático.

Para a carta de condução de veículos ligeiros (categoria B), o número de horas obrigatórios de prática de condução é de 32 horas e 500 quilómetros (em que devem ser observadas, sempre que possível, duas horas de condução noturna).

Além disso, o candidato, após ter frequentado, no mínimo, metade destas horas de prática de condução, deve frequentar um módulo complementar teórico-prático (exercícios práticos) de perceção do risco I, II, distração na condução e eco condução.

O módulo teoria da condução, com o objetivo de preparar para o exame, tem a duração de 16 horas. 

Para os motociclos com ou sem carro lateral e triciclos a motor (categoria A1, A2, A) são necessárias 12 horas de condução e 120 quilómetros ou 200 km, no caso da categoria A (1 hora de condução noturna e 1 h a 6 horas de condução, em que o instrutor é transportado pelo candidato a condutor no motociclo). 

Após o candidato ter frequentado, no mínimo, metade das horas de formação prática, tem de se inscrever no módulo teórico-prático (5 horas), que envolve matérias como noções de perceção do risco, distração na condução e eco condução. 

O módulo de teoria da condução tem a duração de 20 horas (16 horas de regras comuns a todas categorias e 4 horas de regras específicas para esta categoria).