Dicas

Pneus: encher com azoto vale a pena?

03 agosto 2015
encher pneu com nitrogénio

03 agosto 2015

O azoto ou nitrogénio tem sido apresentado como alternativa ao ar para encher os pneus. O serviço, que custa cerca de € 2,40 por pneu, apresenta apenas uma vantagem marginal.

Este gás não garante maior estanqueidade do pneu, da válvula e da ligação entre o pneu e a jante.

Pelas suas características de gás inerte, o azoto é utilizado em aplicações profissionais com níveis de grande exigência, tais como desporto automóvel, aviação e transporte em condições muito exigentes. Trata-se de situações em que pequenas variações do estado dos pneus podem provocar grandes diferenças no desempenho dos veículos ou pôr em causa a segurança das operações.

A grande vantagem do azoto face ao ar normal é o facto de manter uma pressão constante em condições extremas de utilização.

Ao nível da segurança, o risco de sobreaquecimento e de baixa pressão é reduzido. A capacidade de travagem e a estabilidade mantêm-se.

Dado ser um “ar” isento de oxigénio e água não apresenta problemas de corrosão.


Imprimir Enviar por e-mail