Dicas

Descodificar e tratar os ruídos parasitas do automóvel

Ruídos internos

A par de todos os ruídos exteriores, pode ver-se obrigado a conviver com sons estranhos no habitáculo do veículo. Saiba quais e como lidar com eles.

Portas

Muitas vezes, a porta parece fechar corretamente, mas não para de bater, algo que é provocado pelo pino da dobradiça. A solução para a anomalia, que é a mais comum de todas, passa por trocar esta peça.

Caixa de velocidades

Se ouvir um barulho parecido a um apito de cada vez que troca a mudança na caixa de velocidades, é sinal de que precisa de mudar o óleo da caixa.

Macaco e pneu sobressalente

Alguns barulhos vindos da bagageira podem ser motivados por um macaco ou pneu sobressalente mal fixados, sobretudo se tiverem sido usados. Em algumas marcas, colocá-los no lugar é um trabalho de paciência.

Banco dianteiro

Uma folga nos carris ou no encosto da cabeça provoca um barulho que, frequentemente, é audível apenas no banco do passageiro. O problema tem de ser verificado por um mecânico, já que a solução pode passar pelo simples ajuste do assento ou pela troca do sistema.

Parafusos soltos

Com o tempo e as vibrações produzidas pelo automóvel, os parafusos desapertam-se e as porcas perdem a massa bloqueadora que as mantém no lugar. O problema tanto pode ser de simples resolução, como obrigar a desmontar boa parte do interior até chegar ao parafuso certo.

Ar condicionado

Quando o acionamento do sistema de ventilação ou do ar condicionado é acompanhado de um assobio ou silvo, deve verificar se as entradas de ar estão obstruídas com pó ou folhas de árvores e limpá-las.