Condução defensiva: para quem pensa que sabe tudo

A condução defensiva ajuda a prevenir acidentes e a reduzir a sua gravidade. A técnica baseia-se na previsão e antecipação. O nosso vídeo mostra como identificar os perigos e adaptar a condução.
Preparámos uma sessão para testar os limites e experimentar situações reais de perigo. Treino sem parar, intensidade elevada e concentração máxima: foram 8 horas a rodar para aperfeiçoar a técnica.

Ter um carro com todos os extras não é o mais importante, se esquecer a atitude ao volante. Estudos comprovam que o condutor mais bem equipado sofre mais acidentes, porque descura o nível de segurança na estrada.
Para apurar a técnica, recomendamos uma sessão prática. Consoante o nível de manobras e a duração, a formação custa 150 a 500 euros. Comece a pesquisa por aqui: CR&M, ECP (Escola de Formação da Condução e Prevenção Rodoviária), Manobras Paralelas e a Escola de Condução Defensiva (Matosinhos). A simulação do perigo real e o acompanhamento por um monitor ajudam a mudar hábitos e a utilizar melhor o equipamento de segurança.
Os nossos testes: testamos 150 carros por ano

O essencial é ver e ser visto, analisar e agir. Antes de ligar a ignição, reforçámos noções teóricas. Entram em cena os equipamentos de segurança. Somos preparados para os grandes testes do dia: travagem de emergência em linha reta, em curva, com desvio, em pisos diferentes e o controlo de tração e de estabilidade em aceleração máxima. Ao volante, pretendemos precisão, continuidade e rapidez. Aprenda a dominar o gosto pelo acelerador e utilize o pedal a seu favor. Usar os travões com eficácia é mais difícil do que parece. Depois de efetuar uma travagem de emergência de 25 metros em linha reta, a maioria dos condutores bate no carro da frente. Muitos choques podem ser evitados se souber utilizar o ABS e os travões.
Se procura automóvel novo ou usado, siga os nossos testes e as primeiras impressões. Também já pode consultar a edição especial da PROTESTE Auto: revelamos os 60 melhores carros para a família até 30 mil euros e uma seleção de carros usados até 10 mil euros.

