Dicas

Automóvel: poupe o ambiente e a carteira

04 outubro 2013

04 outubro 2013

Utilize o automóvel só quando não tem alternativa. Assim, reduz as emissões para a atmosfera e consome menos combustível.

Prefira os transportes públicos e ande a pé ou de bicicleta, sempre que possível. Quando usa o automóvel, programe as suas deslocações de forma a tratar de vários assuntos na mesma viagem. O objetivo é reduzir o número total de quilómetros percorridos e evitar vários arranques com o motor frio, a etapa de maior consumo e emissões de poluentes. Para reduzir a quantidade de carros em circulação, bem como a poluição, tente organizar uma ronda com colegas que fazem o mesmo percurso.

Procure ter uma condução suave. Acelerações rápidas aumentam o consumo de combustível. Ter o carro bem afinado e pneus com a pressão certa e bem classificados energeticamente ajuda a poupar gasolina.  

Antes de comprar
Informe-se previamente sobre os consumos e emissões de CO2 do carro que pretende comprar. Pode comparar os valores para os modelos da sua preferência. Inclui os motores a GLP, elétricos e híbridos. Opte por um modelo adaptado às suas necessidades. Não escolha um carro grande, se não precisa, pois consome até 50% mais combustível do que os mais pequenos.

Prefira os com menor consumo e emissões. Existem veículos com emissões abaixo das 100 g/km e consumos de 3,8 l/100km e de 4,2 l/100km, nos motores a gasóleo ou gasolina, respetivamente.

Veículos em fim de vida: o que fazer? 
Quando o carro não tem condições para circular ou o dono quer dá-lo para abate, fala-se em veículo em fim de vida. Estes carros têm cerca de uma tonelada de componentes que podem ser reciclados, reutilizados e reconvertidos em energia. Nesta situação, os proprietários devem entregá-lo numa rede da Valorcar: é gratuito. Assim, têm a garantia de que o carro é tratado de forma ambientalmente correta e de que o registo e a matrícula vão ser cancelados. Em alternativa, é possível vendê-lo a um sucateiro certificado (consulte a Valorcar). Nesta situação, também são dados o certificado de abate e de cancelamento da matrícula.   


Imprimir Enviar por e-mail