Carros usados: como comparamos

Para construirmos o comparador de carros usados, obtivemos o contributo de 100 mil consumidores que partilharam a experiência com o carro que utilizam. O estudo, realizado em vários países europeus, permite calcular diferentes resultados.
Índice de fiabilidade
A fiabilidade do modelo tem em conta o número e a gravidade de problemas reportados, a idade do veículo e os quilómetros percorridos. Numa escala com a pontuação máxima de 100, quanto mais alto for o valor, mais fiável é o carro.
Consumo médio
O consumo médio de combustível para cada veículo é indicado pelo consumidor.
Satisfação global
A média de satisfação é apresentada numa escala de 1 a 10 (em que 10 é a pontuação máxima).
Satisfação em 7 parâmetros
Também apresentados numa escala de 1 a 10, correspondem à satisfação com a visibilidade do condutor, o desempenho do motor, os travões, o desempenho na estrada e o conforto dos assentos.
Fiabilidade da marca
É calculada com base nos vários modelos avaliados. Este resultado é expresso numa escala de 100 pontos, com base na experiência dos inquiridos.
A avaliação inclui todas as versões e as gerações do modelo em causa. Os resultados são reagrupados e apresentados para cada modelo. Em cada resultado (fiabilidade, consumo, satisfação global e os outros 7 parâmetros) é possível abrir uma janela que indica o número de observações ou experiências de consumidores sobre as quais se baseia a pontuação.
A informação está reagrupada em 6 critérios:
- marca do automóvel;
- tipo de combustível;
- cilindrada;
- número de quilómetros;
- idade da viatura;
- caixa de velocidades (automática ou manual).
Os resultados do comparador são filtrados ao selecionar um critério ou uma combinação de critérios.