Notícias

Poupe até 15 euros em cabazes de vinho para o Natal

Início

Impressione os amantes de um bom vinho. Negociámos quatro cabazes que incluem vinhos que passaram com boa qualidade no nosso teste.

07 dezembro 2017
Poupe em cabazes de vinho para o natal

Fotos: Garrafeira Nacional

Início

O Natal está a chegar e não sabe o que oferecer? Se não é um apreciador de vinho e quer oferecer um cabaz a um especialista, veja as nossas sugestões. Se é subscritor do Guia de Vinhos, registe-se no site para ver os resultados completos do teste a vinho.

Ver teste a vinhos 

 

Pode ainda aproveitar a oferta exclusiva para subscritores do Guia de Vinhos: até 1 de janeiro de 2018, beneficie de um desconto de 15% em diferentes seleções de vinhos à venda na Garrafeira Nacional (loja tradicional e online). Para beneficiar da redução, veja os vinhos dos nossos cabazes e clique em "Comprar".

Dicas para bem servir

Tire o melhor partido possível do vinho. Dependendo do néctar, sirva à temperatura correta.

  • Espumantes (incluindo champagne): 6ºC-8ºC.
  • Brancos jovens (incluindo verdes brancos): 8ºC-10ºC.
  • Brancos (incluindo verde Alvarinho): 10ºC-12ºC.
  • Licorosos (incluindo Porto e Madeira): 10ºC-12ºC.
  • Tintos jovens (incluindo verdes tintos): 12ºC-14ºC.
  • Porto vintage: 16ºC.
  • Tintos: 16ºC-18ºC.

Se o vinho estiver demasiado frio, o melhor será colocá-lo à temperatura ambiente, mas nem sempre é muito prático: o vinho demora algum tempo a atingir a temperatura desejada. Mesmo assim, não é aconselhável forçar o aquecimento recorrendo, por exemplo, a uma lareira ou a um radiador. Desta forma, haverá sempre partes do vinho que ultrapassarão a temperatura adequada. A imersão da garrafa em água quente (a uma temperatura próxima da desejável) permite obter bons resultados. O inconveniente deste método é o facto de o rótulo se molhar e poder descolar.

Se o que pretende é arrefecer o vinho, pode optar por colocar a garrafa no frigorífico ou num balde com água e gelo (método rápido e expedito). O inconveniente de utilizar o balde com água e gelo é que o vinho que se encontra no topo da garrafa não se mistura com o de baixo, de forma que o primeiro copo a ser servido pode não se encontrar suficientemente frio. Os rótulos também se molham.

Os preços mais em conta

Os subscritores do Guia de Vinhos têm acesso a todas as funcionalidades do teste online e da app DECO Vinhos. Incluímos 20 novos vinhos espumantes brancos testados em laboratório. Pesquise e compare por cor, região, ano de colheita, marca, entre outros critérios. Nos resultados, apresentamos os preços recolhidos em centenas de lojas tradicionais e online.