Os melhores espumantes brancos até 5 euros
Início
Comece a preparar a época festiva com a nossa seleção de espumante branco bruto aprovado com distinção no teste a vinhos.
- Dossiê técnico
- Nuno Dias e Susana Costa Nunes
- Texto
- Sofia Frazoa e Filipa Nunes

Conhecido e apreciado em todo o mundo, o vinho espumante é sinónimo de celebração, prazer e elegância porque tem o dom de criar uma atmosfera de festividade como nenhum outro vinho. A simples imagem da espuma e das bolhas a subirem no copo estreito faz lembrar momentos de festa, como um aniversário ou a passagem de ano.
Para quem quer começar a preparar a época festiva, selecionámos 3 vinhos espumantes brancos brutos com Qualidade Global de 75% no nosso teste. As propostas podem custar menos de 5 euros.
Estas não são as únicas alternativas. No nosso teste a vinhos, encontra a análise a vários espumantes, bem como os preços em centenas de lojas perto de si. Compare os preços com atenção para poupar.
Se é subscritor do Guia de Vinhos, tem acesso ao nosso comparador e à app DECO Vinhos, que inclui a função de reconhecimento do rótulo. É uma ferramenta útil para conhecer, de forma rápida, a qualidade de um vinho antes de levá-lo para casa.
Categoria do espumante depende do teor em açúcares
O espumante começa por ser um vinho como tantos outros ao qual se adiciona o licor de tiragem (uma solução de açúcares, vinho e leveduras) para provocar uma segunda fermentação em garrafa, com formação de gás.
Depois da segunda fermentação, o depósito de leveduras é arrastado para o gargalo da garrafa, numa operação designada por remuage. Para tal, as garrafas são colocadas em cavaletes e, periodicamente, sujeitas a uma trepidação e a uma rotação de um quarto de volta, ao mesmo tempo que se aumenta a sua inclinação. Depois, o vinho pode envelhecer durante anos.
Segue-se a abertura da garrafa - o dégorgement - que tem como objetivo libertar os depósitos que se acumularam junto à rolha. A indicação da data do dégorgement nas garrafas não é obrigatória e é quase inexistente. Mas deveria ser, pois, a partir desse momento, o espumante não melhora com a idade.
Depois, adiciona-se o licor de expedição, compensando o líquido perdido. Dependendo da doçura pretendida, este licor pode ter açúcares e vinho ou apenas vinho. As garrafas são rolhadas, aplicando-se os açaimes sob uma película metálica. Finalmente, são colocados os rótulos e as garrafas estão prontas para serem comercializadas.
Os valores de açúcares de algumas categorias sobrepõem-se. Nesses casos, cabe ao produtor escolher a que quer indicar no rótulo. O espumante bruto tem menos de 50 gramas de açúcares por litro. Deve ser servido bem fresco.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |