Notícias

Os 3 melhores tintos da região de Lisboa por menos de 4 euros

Início

Com o aproximar do outono, sugerimos três vinhos tintos da região de Lisboa com, pelo menos, 80% de Qualidade Global no nosso teste.

  • Dossiê técnico
  • Nuno Dias e Sofia Costa Nunes
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Laís Castro
17 setembro 2018
  • Dossiê técnico
  • Nuno Dias e Sofia Costa Nunes
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Laís Castro
vinho tinto lisboa

iStock

A entrada do outono convida ao consumo de vinhos tintos. A nossa seleção recai nos vinhos com Indicação Geográfica Lisboa, uma área que se estende por todo o distrito de Lisboa (exceto o concelho de Azambuja), parte do distrito de Leiria e pelo concelho de Ourém (distrito de Santarém).

Até 2009, estes vinhos tinham a Indicação Geográfica Estremadura, nome que indica uma terra de fronteira, separação, dispersão e pluralidade. Apesar de haver interesse por parte dos consumidores, grande parte dos produtores e comerciantes considerou ser mais benéfico, para identificação e comercialização, alterar a Indicação Geográfica para Lisboa. E Lisboa, agora, está na moda.

O relevo é pouco acentuado, o clima temperado, sem grandes variações de temperatura e chuvas não muito abundantes. A sul aparecem alguns extratos de granito e basalto, mas, em geral, encontram-se solos argilo-calcáricos e argilo-arenosos. Cerca de 10 mil hectares de vinha são destinados à produção de vinho com esta Indicação Geográfica.

No nosso teste aos vinhos tintos Lisboa, três destacaram-se pela boa relação qualidade-preço: conquistaram, pelo menos, 80% de Qualidade Global e custam menos de 4 euros.

Ver teste a vinhos

Se é subscritor do Guia de Vinhos, faça login para ter acesso completo aos resultados do nosso comparador, atualmente com mais de 300 vinhos. Os subscritores têm acesso a todas as funcionalidades desta ferramenta e também da app DECO Vinhos. Pesquise e compare por cor, região, ano de colheita, marca, entre outros critérios.

Nos resultados, apresentamos os preços recolhidos em centenas de lojas. Como estes podem variar bastante, indicamos a loja mais barata perto de si. Por exemplo, ao adquirir o Palha Canas Reserva 2013 no estabelecimento mais barato, pode poupar cerca de 6 euros.

 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.