Os melhores vinhos da casta Sauvignon por menos de 5 euros
Início
Nada como a frescura de um vinho branco para arrefecer o corpo e satisfazer o paladar. O nosso teste revela três boas escolhas da casta Sauvignon até 5 euros.
- Especialista
- Nuno Lima Dias e Susana Costa Nunes
- Editor
- Cláudio Nogueira e Filipa Nunes

Com o tempo a aquecer, os vinhos brancos começam a querer escapar das garrafeiras para poderem perfumar e decorar a mesa dos portugueses. Originária de França, a casta Sauvignon (ou Sauvignon-Blanc) é uma das mais plantadas em todo o mundo. A sua versatilidade e fácil adaptação contribuíram para a sua difusão. Porém, a genealogia desta casta ainda é debatida. Há quem diga que surgiu primeiro na região de Bordéus ou no Vale do Loire (em França) e quem afirme que resulta de um cruzamento com uma casta desconhecida. Mas o sabido é que foi no último território (Vale do Loire) que a casta revelou todo o seu esplendor e ganhou notoriedade.
Uma casta que pinta a paisagem portuguesa de norte a sul
Em Portugal, não fez parte da sua paisagem durante séculos, por ser um país rico em castas autóctones (com origem portuguesa). Mas ao longo do tempo foi-se instalando em solo nacional e ganhando adeptos. Nos dias de hoje, pode ser encontrada um pouco por todo o território, povoando regiões mais a sul - Alentejo, Algarve, Beiras, Lisboa, Península de Setúbal e Tejo – mas também a norte, como em Trás-os-Montes.
Frescura agradável garantida pela sua acidez
A casta Sauvignon-Blanc é vigorosa e tem um rendimento médio a elevado. Os cachos compactos possuem bagos com uma tonalidade verde amarelada. Tal como nas outras castas, o perfil dos vinhos que origina revela-se diferente consoante o terroir e o processo de vinificação. Mas em geral, dá origem a néctares ácidos, o que lhes confere uma agradável frescura, e sem graduação alcoólica elevada. Exibe aromas frutados (como lima, melão ou maracujá), vegetais (azeitona verde ou espargo, por exemplo) e até mesmo minerais.
Atualizámos o comparador com 15 novos brancos da casta Sauvignon testados, exclusivo para subscritores do Guia de Vinhos. Destacamos três boas escolhas, com uma Qualidade Global superior a 75% e com um preço inferior a 5 euros. Se já for subscritor do nosso Guia de Vinhos, faça login ou aceda à app DECO Vinhos para encontrar o estabelecimento com o melhor preço.
Ao subscrever o Guia de vinhos tem acesso livre a todos os resultados no nosso comparador online, com análises laboratoriais e provas a mais de 300 vinhos. Recolhemos preços em centenas de estabelecimentos para que possa escolher a loja mais barata perto de si.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Os nossos especialistas recomendam três vinhos da casta Sauvignon-Blanc que obtiveram uma avaliação superior a 75% e que podem ser adquiridos até 5 euros.
Quinta da Alorna, Sauvignon-Blanc, Premium 2020
Qualidade Global: 80 por cento.
Designação: D.O. Do Tejo.
Notas de prova: Aspeto límpido, cor citrina, aroma frutado, com notas tropicais, sabor macio, fresco, elegante, seco e com final longo.
Preço: a partir de 4,49 euros.
Valmaduro, Sauvignon-Blanc, 2020
Qualidade Global: 79 por cento.
Designação: I.G. Lisboa.
Notas de prova: Aspeto límpido; cor citrina; aroma frutado, com leves notas vegetais; sabor macio, fresco, equilibrado, com final longo e apelativo.
Preço: a partir de 3,89 euros.
Fiuza, Sauvignon-Blanc, 2020
Qualidade Global: 78 por cento.
Designação: I.G. Tejo.
Notas de prova: Aspeto límpido; cor cítrica; aroma frutado tropical; sabor com boa frescura, equilibrado, a terminar longo.
Preço: a partir de 3,89 euros.