Notícias

Pesquisa de acrilamida em 60 alimentos: alguns excedem as marcas

O que dizem os testes

Depois da entrada em vigor, em abril de 2018, do regulamento da Comissão Europeia, decidimos testar, em colaboração com outras associações de consumidores de nove países (França, Alemanha, Holanda, Noruega, Bélgica, Eslovénia, Dinamarca, Itália e Espanha), mais de 500 produtos para avaliarmos o teor de acrilamida em alimentos que fazem parte do consumo diário de muitos consumidores, tendo por base os valores de referência estabelecidos.

As categorias analisadas em Portugal foram as batatas fritas de pacote, a batata-doce frita, o café torrado moído, as tostas e as bolachas tipo Maria. Apesar de não haver valores de referência para a batata-doce frita de pacote, decidimos testá-la por estar cada vez mais presente nos hábitos alimentares dos consumidores.

As conclusões são favoráveis. Dos 60 produtos testados em Portugal, apenas duas das 15 amostras de batatas fritas analisadas — Spar e Bouton d’Or (Intermarché) — apresentam níveis de acrilamida acima dos valores de referência. Das 12 amostras de bolachas do tipo Maria, as das marcas Sondey (Lidl), Moaçor, Pingo Doce e Continente também apresentavam níveis superiores.

A formação da acrilamida depende de uma série de fatores externos que podem fazer variar os valores. Repetimos os testes a alguns produtos com avaliação negativa. O novo lote de batatas fritas Spar analisado ficou abaixo dos valores de referência. As Bouton d’Or revelaram estar próximas dos limites. O mesmo aconteceu com as bolachas Sondey (Lidl). As do Pingo Doce, pelo contrário, continuaram acima (ver fichas ao lado).

No caso das bolachas Maria do Continente, com níveis acima do desejável, a marca pretende agora mudar a receita de forma a diminuir o açúcar com vista a reduzir o aparecimento da acrilamida.

Se tivermos em conta os valores de referência da Comissão Europeia para as bolachas destinadas a bebés e crianças pequenas, que são mais baixos, a leitura dos resultados é diferente. Das 12 amostras analisadas, nove estão acima dos limites. Para proteger os mais novos, o valor deve ser harmonizado, optando-se pelo mais baixo.