Notícias

Fresh Box: a caixa que promete frescura, mas não cumpre

04 setembro 2017
Fresh Box

04 setembro 2017
A Fresh Box promete conservar os alimentos até cinco vezes mais tempo. Testámos a caixa no limite do alegado e provámos que não cumpre. Após o alerta com as conclusões, a Worten alterou a publicidade e embalagem, com detalhes sobre os casos onde há vantagem na utilização do produto.

A Fresh Box, da Becken, promete super poderes de conservação. A vácuo, assegura guardar os alimentos até cinco vezes mais tempo do que numa caixa no frigorífico. De acordo com estas alegações, a carne picada, por exemplo, pode ficar cinco dias no frigorífico, em vez das 24 horas recomendadas.

Para testar o equipamento, colocámos carne picada na Fresh Box, num saco simples e num saco selado a vácuo, num frigorífico, durante  cinco dias. Após cinco dias, a carne, em todas as situações, continha bactérias acima do aconselhado. A carne guardada na Fresh Box já estava em putrefação, o que não seria suposto, já que a marca alega uma conservação alongada. No saco normal, a carne também já estava em mau estado, mas, neste caso, não surpreende, já que o aconselhado são 24 horas no frigorífico.

      
Ao fim de cinco dias, a carne estava em putrefação, o que não era esperado na Fresh Box. Os resultados desiludiram. 

 

Fizemos o mesmo com caldo verde já confecionado. Em vez dos três dias recomendados pelas boas práticas no frigorífico, deixámos 15 dias. No final, o sabor não agradou e a espessura alterou-se. 

Também testámos a Fresh Box com ananás. Como ficou ao fim de 15 dias? Com um sabor desagradável,  cor castanha e aparência degradada. Ao contrário, por exemplo, do saco em vácuo, no qual a aparência pouco mudou.

Após o nosso alerta com as conclusões deste teste, a Worten alterou a publicidade e embalagem do produto. A promessa de conservar alimentos até 5 vezes mais tempo inclui agora algumas condições.

A marca ressalva que a vantagem é obtida quando comparada com métodos tradicionais de conservação e que depende do tipo de alimento, do estado e modo de conservação do mesmo antes e durante o período de conservação. Destaca ainda que não estende o prazo de validade. Com estas informações adicionais, a Fresh Box dá alguns detalhes sobre as situações em que há vantagens na utilização do produto.


Imprimir Enviar por e-mail