Notícias

Cozinhar com colheres de pau é legal

06 novembro 2014
colher de pau

06 novembro 2014

Proibição de colheres de pau em restaurantes é um mito. A lei só estabelece um requisito: os utensílios têm de apresentar boas condições de conservação e higiene.

Se vir um cozinheiro no restaurante mexer o arroz com uma colher de pau não corra a denunciar à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). É legal. A legislação só determina que os utensílios em contacto com os alimentos devem ser fabricados com materiais adequados e mantidos em bom estado de conservação, de modo a minimizar qualquer risco de contaminação.

Tal como acontece com as tábuas de corte, existem colheres de diferentes materiais. As de plástico ou de silicone são mais fáceis de lavar e de desinfetar, pelo que é habitual aconselhá-las. 

Independentemente do material, o importante é limpar cuidadosamente com água muito quente e detergente. Em alternativa, as colheres de pau podem ser lavadas na máquina, depois de uma pré-lavagem à mão. Deixe-as secar antes de arrumar e deite-as fora quando estiverem danificadas. 



Imprimir Enviar por e-mail