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Como reclamar de alimentos estragados

16 novembro 2015

16 novembro 2015

A nossa leitora S.C., de Lisboa, teve um encontro imediato com uma "colónia de bichinhos negros" ao abrir um pacote de arroz. Como o prazo de validade ainda era longo, não devolveu o produto. Mas quer apresentar queixa.

A leitora não devolveu o produto, mas poderia tê-lo feito. Este é o primeiro passo: dirigir-se à loja, pedir a substituição e descrever o caso no livro de reclamações.

Pode também apresentar queixa diretamente à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, por exemplo, através do formulário disponível em www.asae.pt. Outra solução é fazer a queixa na área Reclamar do nosso portal.

Calor e humidade afetam conservação do arroz
O arroz pode ser infestado por insetos, como o gorgulho ou a traça, quando, por exemplo, as condições de armazenamento não são as ideais. Temperatura e humidade mais elevadas podem levar ao aparecimento destas pragas. Assim, é importante que o arroz seja conservado em boas condições, tanto nos estabelecimentos, como em casa. Mantenha-o numa embalagem bem fechada, num local seco e arejado, com temperatura inferior a 17 graus. O arroz absorve odores com facilidade, pelo que não convém guardá-lo, por exemplo, junto de especiarias ou de outros alimentos com cheiro intenso.