Notícias

Códigos de segurança do leite

06 março 2013

06 março 2013

A leitora Maria M. pergunta-nos se os algarismos na base dos pacotes de leite traduzem um código de qualidade a que se deve prestar atenção na compra.

A sequência 1235, que levanta dúvidas à leitora, corresponde a um código de segurança e não de qualidade. O material em que o leite é embalado chega à fábrica na forma de um grande rolo. Por uma questão de higiene, apenas na altura de encher com o leite, este é cortado em cinco rolos mais pequenos, correspondentes a outras tantas posições de enchimento. Os pacotes são fechados e selados a seguir.

O número em falta refere-se à posição em que se realizou o enchimento do pacote em causa. Assim, em caso de problemas, é possível identificar o lote, que também é referido na embalagem, e a zona de enchimento. O código enviado pela leitora indica que tal ocorreu na posição 4: o número em falta.

A sequência de algarismos é, assim, uma forma de controlo dos materiais com que é fabricada a embalagem, de modo a garantir maior nível de segurança ao consumidor.