Notícias

Carne de cavalo: Auchan, Polegar e El Corte Inglés acusam ADN

04 março 2013 Arquivado

04 março 2013 Arquivado

Encontrámos ADN de cavalo nos hambúrgueres Auchan, almôndegas Polegar e lasanha El Corte Inglés. A crise alimentar que tem assolado a Europa no último mês instalou-se em Portugal. Exigimos transparência e rótulos com a origem da carne utilizada nos alimentos processados.

Mais fiscalização e origem nos rótulos

É urgente que as autoridades de cada país reforcem a fiscalização e que a origem dos alimentos seja transparente. Na União Europeia apenas é obrigatório mencionar a origem para a carne de bovino, pescado, vinho importado ou exportado, a maioria da fruta e dos legumes, mel, azeite e carne de aves quando importada fora da União Europeia. A nossa exigência é a obrigatoriedade de indicação de origem para a generalidade dos alimentos, incluindo os produtos processados.

Esta medida não impede práticas fraudulentas por agentes económicos sem escrúpulos (e, por isso, é necessário fortalecer a fiscalização), mas ajuda a pressionar a indústria a ter mais cuidado na origem dos ingredientes. Pode também ser um incentivo para as autoridades nacionais reforçarem a aplicação das leis comunitárias e implementarem um controlo mais eficaz, sabendo que algum incidente, se relacionado com o próprio país, danifica a imagem do setor agroalimentar.