Alertas

Brucelose: o que é, como se transmite e como prevenir

11 dezembro 2014
brucelose

Casos recentes em Baião, distrito do Porto, devido ao consumo de queijo de cabra caseiro contaminado, relançam o alerta sobre a brucelose. Proteja-se: opte por laticínios pasteurizados.

O que é

Também conhecida por febre ondulante ou febre-de-malta, a brucelose é uma doença animal que pode ser transmitida ao Homem (zoonose). São 4 as bactérias do género Brucella que causam esta doença aos humanos, mas é a Brucella melitensis a mais comum, que infeta cabras e ovelhas.

A brucelose transmite-se pelo consumo de alimentos contaminados, mas também por inalação da bactéria ou por contacto direto com um animal infetado. Uma ferida na pele pode ser igualmente a porta de entrada da doença. A transmissão pessoa a pessoa é muito rara, mas as mulheres que estão a amamentar podem contagiar o bebé.  

É uma doença de declaração obrigatória, ou seja, os médicos e as instituições sanitárias têm de informar a Direção-geral da Saúde sempre que contactam com um caso de brucelose. Em 2012, foram infetadas 48 pessoas, e, em 2011, 79. Só seis ilhas do Arquipélago dos Açores foram declaradas livres de brucelose pela a União Europeia.