Notícias

Bagas de góji: não se preocupe com os pesticidas

Não há pesticidas acima dos limites permitidos nas principais marcas de bagas de góji de produção convencional. Nas biológicas, não encontrámos sequer resíduos.

  • Dossiê técnico
  • Dulce Ricardo e Susana Costa Nunes
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
29 março 2019
  • Dossiê técnico
  • Dulce Ricardo e Susana Costa Nunes
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
bagas goji

iStock


Nas 11 marcas biológicas de bagas de góji que testámos, não conseguimos detetar pesticidas. Já nas 12 de agricultura convencional, só duas marcas (Diese e The Health Store) não continham resíduos mensuráveis. Nenhum produto ultrapassa os limites definidos por lei. Pode comer à vontade. Mas não espere milagres deste "superalimento". 

Registaram-se alertas do Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF), sistema em rede para a notificação de riscos diretos ou indiretos para a saúde humana ou animal, relacionados com géneros alimentícios. Os avisos centram-se em produtos com níveis de resíduos de pesticidas potencialmente perigosos para a saúde. A Test-Achats, associação belga de defesa do consumidor nossa congénere, conduziu um estudo a 15 marcas de bagas de góji e detetou quatro (três de agricultura biológica e uma de agricultura convencional) com resíduos acima dos limites máximos legislados. Duas marcas foram mesmo retiradas das lojas pela Agência Federal para a Segurança da Cadeia Alimentar (AFSCA). Para descanso dos amantes destas bagas,em Portugal, o cenário é diferente. Sem exceder o limite máximo de resíduos, as amostras da Cem Porcento e do Continente ao Natural são as que acusam mais resíduos de pesticidas quantificados.

Como em tudo o que se relaciona com a alimentação, a moderação e a variedade são a chave de ouro. Até porque as bagas de góji, sem desprimor para as suas propriedades, não solucionam todas as maleitas, por mais vitaminas e antioxidantes que aleguem abarcar. São um alimento, não um “superalimento”, nem tão-pouco um elixir da eterna juventude. Pode apreciar outros alimentos com os mesmos nutrientes, como laranja, banana e beterraba.

Agricultura convencional 

 
Testamos 12 produtos de agricultura convencional e só duas marcas não continham resíduos de pesticidas mensuráveis.

 

Agricultura biológica

 
Nas 11 marcas biológicas, não quantificámos pesticidas.
 

Biológicas 30% mais caras

A opção biológica é cerca de 30% mais cara face à convencional. Mas, se estiver disposto a pagar mais, tem a garantia de que, no seu cultivo, as marcas que testámos não recorrem a pesticidas. As discrepâncias de preço são relevantes na produção convencional e na biológica. Na primeira, há uma diferença de 35 euros por quilo entre o mais barato e o mais caro. Na segunda, o intervalo ainda é maior: 41 euros. As marcas próprias de supermercado são as mais baratas: 100 gramas variam entre 1,30 e 2,20 euros.

 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.