Dossiês

Micotoxinas: conheça as perigosas para a saúde

25 outubro 2013

25 outubro 2013

Invisíveis aos nossos olhos, as micotoxinas podem surgir em cereais, especiarias, legumes, frutos secos ou leite. O bolor denuncia a sua presença, mas também é possível que o alimento contaminado não apresente sinais.

Início

As micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por certos bolores. Algumas são perigosas para o organismo e podem causar doenças a pessoas e a animais.

A contaminação dos alimentos por bolores pode acontecer em qualquer fase do processo de produção. As possíveis fontes de contaminação são o solo, os insetos, o vento, a chuva, as máquinas de colheita e os animais roedores. A falta de condições adequadas no armazenamento das colheitas, em termos de temperatura e humidade, também facilita o crescimento de bolores. 

Se, por exemplo, uma zona de uma fatia de pão ficar com bolor, deite-a fora na totalidade, pois o produto pode estar contaminado. Mas a existência de bolor nem sempre significa que a comida está contaminada por micotoxinas. Pelo contrário, pode haver contaminação e o alimento estar intacto aos olhos do consumidor.


Imprimir Enviar por e-mail