Intoxicação alimentar fora de casa: como reclamar

Guarde a fatura, apresente as despesas médicas e testemunhas para provar que certos alimentos causaram uma intoxicação alimentar. Falta de higiene e falhas na conservação são as principais causas.
Como a comida nos põe doentes
A maioria dos problemas alimentares ocorre no verão, porque o calor proporciona as condições ideais para o desenvolvimento de grande parte dos microrganismos causadores de intoxicações alimentares.
A contaminação pode ocorrer durante a produção, transporte, armazenamento ou preparação dos alimentos. Para isso, basta, por exemplo, que a temperatura de conservação seja mais elevada do que o recomendado, o alimento não seja congelado nas devidas condições ou que as facas, garfos e tábuas usados na confeção estejam mal-lavadas e com micro-organismos que possam passar para a comida. Algumas bactérias resistem e multiplicam-se a temperaturas baixas (cerca de 7 graus).
As preparações feitas com antecedência e sem uma correta conservação e a cozedura insuficiente favorecem o desenvolvimento de microrganismos. O calor destrói quase todos, mas pode não eliminar as toxinas.
As consequências da ingestão de alimentos contaminados podem ser mais ou menos graves, consoante a quantidade e tipo de microrganismo e o estado de saúde do consumidor. As crianças, grávidas, idosos e doentes são mais sensíveis a estes problemas. Devem ter cuidados redobrados.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).