Dicas

Hortas: use as suas colheitas sem riscos

18 janeiro 2016
Hortas seguras

18 janeiro 2016

Descubra como cultivar frutos, hortícolas e ervas aromáticas sem riscos de intoxicações alimentares.

Nos últimos anos têm surgido surtos de toxi-infeções alimentares devido ao consumo de frutos e hortícolas contaminados com microrganismos. Foi o caso, por exemplo, do surto de E. coli na Alemanha, em 2011, que teve origem em rebentos vegetais.

Se tem uma horta, pode zelar pela segurança dos alimentos que cultiva se cumprir regras simples como manter uma boa higiene pessoal, proteger os campos da contaminação fecal de animais, usar resíduos fecais tratados, gerir a qualidade da água de rega e manter a limpeza dos equipamentos. Para ajudar os agricultores (profissionais ou amadores) a cultivar alimentos seguros, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um manual que o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) disponibiliza em português no seu site. 

As mãos são uma possível fonte de contaminação. Por isso, lave-as e seque-as bem antes e depois de usar a casa de banho, trocar fraldas ou contactar com animais. Se tiver feridas, lesões ou cortes nas mãos, use luvas ou tape muito bem a zona afetada, inclusive quando trata da terra. 

Mantenha as zonas de cultivo limpas e os animais em áreas vedadas, para evitar a contaminação fecal.

A água pode ser um veículo de contaminação microbiológica. Certifique-se de que rega os alimentos com água de boa qualidade e livre de microrganismos perigosos.  

Lave e seque muito bem os equipamentos de colheita e de armazenamento, porque a humidade promove o crescimento microbiano.

Uma horta em casa
Ter na cozinha vasos com ervas aromáticas ou outros legumes também exige algum cuidado. É preferível mantê-los numa varanda ou no parapeito de uma janela, o mais longe possível da bancada onde cozinha. Assim, evita que a terra caía sobre os alimentos e mantém afastadas da comida eventuais pragas que afetem as suas plantações.

Assegure que as suas plantas crescem saudáveis


Imprimir Enviar por e-mail