Dicas

Guardar alimentos no frio sem riscos

01 janeiro 2016

01 janeiro 2016

Respeite as temperaturas mais adequadas a cada tipo de alimento. A zona mais fria é reservada para os mais perecíveis como carne, fiambre, cozinhados e pastelaria.

Quantos dias posso manter a carne cozinhada e crua no frigorífico?
A carne deve ser guardada na zona mais fria, ou seja, nas prateleiras intermédias junto da serpentina de arrefecimento, a uma temperatura entre 0ºC e 3ºC, junto dos pratos já cozinhados, peixe, charcutaria e outros produtos sensíveis. A carne picada deve ser consumida de imediato; no máximo, até 24 horas. Outras carnes cruas ou cozinhadas. As cozinhadas só resistem 1 a 2 dias. A temperatura no frigorífico deve rondar os 3ºC, mas nunca deve ser negativa, nem superior a 5ºC.

Como arrumar os alimentos no frigorífico?
Na zona mais fria, arrume carne picada ou de aves crua, fiambre e charcutaria, peixe, cozinhados, conservas abertas e produtos de pastelaria. Legumes e fruta devem ser guardados nas gavetas. Reserve a porta para os ovos, manteiga, margarina, leite, água e sumos. Na prateleira de cima, arrume os iogurtes, queijo, maionese e compotas.

Se um alimento apodrecer no frigorífico, pode contaminar os restantes?
Sim, pode haver transmissão de odores e de bactérias. Proteja os alimentos com película aderente ou coloque-os em caixas herméticas. Evite contaminações e limpe o frigorífico, pelo menos, uma vez por trimestre, com água e bicarbonato de sódio, detergente da loiça ou produto de limpeza próprio. Enxagúe o aparelho com um pano húmido.

Como reconhecer leite estragado?
Se a embalagem está inchada, antes de a abrir, o leite já não está em boas condições. O desenvolvimento de microrganismos pode provocar a formação de gás e um aumento do volume do pacote. No caso do leite UHT (ultrapasteurizado), depois de aberto, guarde-o na porta, a zona menos fria, e consuma-o no prazo máximo de 3 a 4 dias. Os leites pasteurizados ou do dia devem ir para o frio logo após a compra e, depois de abertos, duram até 3 dias.

Até quando comer um iogurte, depois de ultrapassar a validade?
O melhor é não comer. Alguns alimentos apresentam uma data de durabilidade mínima até à qual o fabricante garante que conservam as propriedades. É o caso dos produtos com a indicação “consumir de preferência antes de...” no rótulo. Outros, como os iogurtes, indicam uma data-limite de consumo, expressa em “consumir até...”, com indicação do dia e mês, pois são mais perecíveis e podem representar um perigo imediato para a saúde. Uma tampa arredondada é sinal de um iogurte estragado.


Imprimir Enviar por e-mail