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Emagrecimento rápido: desconfie das dietas milagrosas

Perder 14 kg em um mês, sem exercício físico e sem efeito ioiô? As "dietas milagrosas" contrariam a forma saudável de perder peso. Saiba como reconhecer as falsas promessas.

  • Dossiê técnico
  • Sofia Mendonça
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Laís Castro
01 julho 2019
  • Dossiê técnico
  • Sofia Mendonça
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Laís Castro
dietas

iStock

Um leitor pediu-nos opinião a propósito do conteúdo de um e-mail que recebeu sobre dietas de emagrecimento “milagrosas”. De acordo com a informação recebida pelo nosso leitor, um especialista português na área da biologia molecular terá desenvolvido um tratamento de emagrecimento rápido que faz perder 14 kg num mês, sem jejum ou exercício e sem voltar a engordar.

Após analisarmos a informação sobre o tratamento anunciado, concluímos que não é referido exatamente em que consiste. Apenas se refere a toma de cápsulas, duas vezes por dia, 30 minutos antes do pequeno-almoço e almoço, sem nunca referir a sua composição. Só este facto é digno de desconfiança.

Ao longo da comunicação sobre o tratamento de emagrecimento faz-se referência, várias vezes, à perda de 14 kg em poucas semanas, sem exercício físico e sem efeito ioiô. Os períodos curtos e a perda rápida de peso contrariam as boas práticas do emagrecimento saudável, que defende uma redução gradual do peso e a mudança de estilo de vida, com a prática regular de exercício físico. Assim, desconfie de dietas que prometem uma perda de peso fácil, rápida e sem esforço, como é o caso desta que o leitor nos remete. Não tem a certeza se precisa de perder peso?

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Na informação divulgada, verificamos também a presença de linguagem com aparência científica, como “purificação do organismo de depósitos e toxinas venenosas”. Tenha cuidado quando são feitas alegações de conhecimento científico, cura milagrosa, ingrediente com segredo e remédio tradicional. Termos como “sensação de saciedade”, “termogénese” ou “desintoxicação” também são sinais de alerta.

O texto apresenta, com grande destaque, o testemunho de uma utilizadora, assim como a referência a publicações médicas e prémios de prestígio, sem nunca referir os nomes de nenhum. Dietas ou produtos que incluam histórias não documentadas e relatos demasiado fantásticos são também de rejeitar.

Em resumo, não existem receitas mágicas para perder peso. A única forma saudável para emagrecer e manter o peso é reduzir a ingestão de calorias e gastar mais energia. Para perder peso e manter a saúde, a dieta deve ser variada, eliminar os alimentos hipercalóricos, contemplar nunca menos de 1200 quilocalorias diárias (no caso das mulheres) e 1500 quilocalorias (no caso dos homens). A mudança de estilo de vida é essencial, em particular a prática regular de exercício físico. 

 

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