Notícias

Adoçantes ajudam a controlar o peso

03 maio 2013

03 maio 2013

Os edulcorantes de baixo valor calórico são úteis para gerir o peso, quando integrados numa dieta equilibrada.

Substituir os açúcares, como a sacarose e a glucose, por edulcorantes menos calóricos permite reduzir as calorias da dieta, mantendo o sabor doce dos alimentos e das bebidas. Deste modo, as ditas substâncias podem contribuir para controlar ou reduzir o peso.

O uso de aspartame (edulcorante intenso) em vez de açúcar reduz em 10% a energia ingerida, segundo uma revisão de 16 estudos. Os cálculos dos investigadores indicam que tal medida pode levar um adulto de 75 quilos a perder 200 gramas de peso por semana.

Outro estudo demonstrou que a substituição do açúcar adicionado aos refrigerantes por edulcorantes de baixo valor calórico conduziu à diminuição em jovens saudáveis do índice de massa corporal (IMC), que traduz a relação entre o peso e a altura.

Ao contrário do que indicam algumas investigações, não está provado que estes adoçantes contribuam para aumentar o apetite. É verdade que os consumidores tendem a compensar a redução calórica com a ingestão de outros alimentos. Porém, quem está motivado para perder peso consegue integrar facilmente os edulcorantes na dieta, sem procurar compensações.

Se pretende perder ou controlar o peso, estes aditivos podem ajudar, se usados enquanto substitutos do açúcar. Mas é preciso lembrar que o peso corporal é influenciado por múltiplos fatores. Para atingir ou manter a forma, terá de adaptar o seu estilo de vida: pratique exercício físico e evite comer mais do que o que gasta nas atividades diárias.