Guia de compras

Açúcar, sal ou gordura saturada a mais: guia de compras

18 dezembro 2019
Mulher no supermercado a ler o rótulo de um produto alimentar

Quer ter uma alimentação mais saudável? Descubra a qualidade nutricional de vários alimentos no nosso comparador.

As más escolhas alimentares podem ter impacto na saúde. Olhar para o rótulo de um produto e interpretá-lo pode ser o passaporte para uma vida mais saudável. Mas como escolher o alimento nutricionalmente mais equilibrado? Que informação se pode extrair dos valores que encontramos no rótulo?

Ver comparador de rótulos dos alimentos

A avaliação foi feita recorrendo ao algoritmo do Nutri-Score francês. É uma avaliação nutricional global cuja escala vai de A a E e tem em consideração, entre outros aspetos, a quantidade de calorias, sal, fibra, gordura saturada e açúcar, por 100 gramas. Os cálculos foram feitos com base na rotulagem, ou seja, nos valores constantes da declaração nutricional e lista de ingredientes.

Alguns produtos já começam a exibir a sinalética do Nutri-score mas nem todos, até porque é voluntário. Depois de calcular o Nutri-Score, é possível de forma muito rápida conhecer a qualidade nutricional global e saber quais os produtos mais saudáveis. A letra A num fundo verde indica os produtos com as pontuações mais altas em termos de qualidade nutricional global. A letra E num fundo vermelho não significa que não pode comê-lo, mas que deve fazê-lo com moderação.

Ao escolher, complemente a informação da declaração nutricional com a consulta da lista de ingredientes, onde são indicados por ordem decrescente. Fique a saber se o produto contém, por exemplo, adição de sal ou açúcar. Mel, xarope de glucose e cevada maltada são outras formas de açúcar adicionado. A presença de aditivos também vem, obrigatoriamente, indicada na lista de ingredientes.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.