Guia de compras

Açúcar, sal ou gordura a mais: guia de compras

04 janeiro 2019
Mulher no supermercado a ler o rótulo de um produto alimentar

04 janeiro 2019
Quer ter uma alimentação mais saudável? Descubra o valor nutricional de vários alimentos no nosso comparador.

Com a lei sobre prestação de informação aos consumidores, passou a ser obrigatório incluir nos rótulos a declaração nutricional, onde consta, por exemplo, a quantidade de açúcares, lípidos ou gordura e sal.

Ver comparador de rótulos dos alimentos

As más escolhas alimentares podem ter impacto na saúde. Olhar para o rótulo de um produto e interpretá-lo pode ser o passaporte para uma vida mais saudável.

Mas como escolher o alimento nutricionalmente mais equilibrado? Que informação se pode extrair dos valores que encontramos no rótulo?

O nosso cartão que descodifica a declaração nutricional. Descarregue-o, imprima e guarde-o na carteira. Será útil na hora de ir às compras. Compare os valores nutricionais dos produtos por 100 gramas (sólidos) ou 100 mililitros (líquidos) e escolha os que têm menos sal, açúcar e lípidos ou gordura. As cores do cartão ajudam.

Complemente esta informação com a consulta da lista de ingredientes, na qual os mesmos são indicados por ordem decrescente. Fique a saber se o produto em causa contém, por exemplo, adição de sal ou açúcar. Mel, xarope de glucose e cevada maltada são outras formas de açúcar adicionado. A presença de aditivos também vem, obrigatoriamente, indicada na lista de ingredientes.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.