Dicas

Saber comer e mexer para crescer saudável e viver melhor

Prevenir o excesso de peso

Ingerir mais calorias do que as que gasta conduz ao excesso de peso e à obesidade. Estes favorecem o aparecimento de doenças crónicas, como problemas pulmonares, diabetes de tipo 2, hipertensão arterial e alguns tipos de cancro, como do ovário, mama e cólon. Estão também na origem de morte prematura.

Os obesos têm ainda três vezes mais probabilidades de vir a sofrer de doenças coronárias do que quem apresenta peso normal. Se, além da obesidade, tiverem hipertensão, diabetes e níveis elevados de colesterol, veem aumentar o risco de acidentes vasculares cerebrais.

Quando há casos de obesidade na família, o risco de ser obeso aumenta 30 a 60 por cento. Porém, a propensão genética não é determinante. O que mais pesa são os hábitos alimentares e o estilo de vida, que, em geral, são comuns à família.

Os hábitos alimentares adquirem-se nos primeiros anos de vida e os pais têm um papel fundamental na sua transmissão. Não dê leite e papa em excesso aos bebés. Na infância e na adolescência, não insista para que ingiram grandes porções e não use a comida como prémio para o bom comportamento.

Estudos demonstram que as crianças selecionam os alimentos dentro do que têm disponível, pelo que o importante é que a oferta seja variada e de boa qualidade. Crie o hábito de comer legumes e fruta. Se tiver filhos jovens, incentive-os a comer na cantina nos dias de aulas. As suas ementas são preferíveis às refeições rápidas no bar. Não salte refeições e explique aos seus filhos que não devem fazê-lo.

Em casa, prepare pratos com a quantidade de comida suficiente e leve-os para a mesa. Se não houver comida à vista, a tentação de repetir é menor. O ambiente agitado prejudica a refeição. Evite discussões ou raspanetes à mesa e reserve tempo suficiente para comer com calma. Se tiver filhos pequenos, ensine-os a comer devagar. Contar 20 mastigações a cada garfada pode ser um bom começo.

Incentive as crianças a escolher e praticar atividades físicas de que gostem. Caso não gostem de desporto, não as force a escolher. Aposte noutras formas de movimento, como brincadeiras ao ar livre, e participe nelas: faz bem ao corpo e à mente.