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Saber comer e mexer para crescer saudável e viver melhor

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Adotar hábitos saudáveis melhora a saúde e bem-estar. Saiba como dosear os alimentos para ter uma dieta equilibrada.

18 setembro 2019
saber comer

Thinkstock

A adoção de hábitos saudáveis tem resultados muito positivos para a saúde, conforto e satisfação. A par de praticar alguma atividade física que seja satisfatória e se adapte ao perfil e gostos, é importante conhecer os alimentos e as melhores formas de os combinar. Deve fazer uma alimentação completa e variada, mas também equilibrada. É essencial comer alimentos de todos os tipos, mas estar ciente das doses aconselháveis respetivas.

Para garantir o equilíbrio alimentar é também necessário ter noções sobre o gasto calórico e o valor energético diário a ingerir. Esse valor depende da idade e género de cada um, bem como do tipo, regularidade e intensidade da atividade física que pratica.

 Veja se precisa de perder peso

Para crianças entre os 6 e os 7 anos, por exemplo, a média recomendada é de 1500 a 1600 calorias diárias. Para a faixa etária do 9 aos 11 anos é de 1800 a 2000 calorias. Este valor aumenta gradualmente, com a idade. 

Apesar desta variabilidade, há recomendações comuns a todos. A primeira é o número de refeições por dia: 5 ou 6, sendo aconselhável não passar mais de 3 horas sem comer. A segunda relaciona-se com a repartição do valor de calorias a ingerir pelas várias refeições: 15 a 20% do aporte calórico diário deve ser ingerido ao pequeno-almoço; 5 a 10% durante o lanche da manhã; 25 a 30% ao almoço; 10 a 15% no lanche da tarde; 25% ao jantar e 5 a 10% na ceia.

Conheça as porções diárias recomendadas de cada grupo de alimentos e encontre também algumas sugestões para as 5 refeições principais.

Para além da alimentação, é essencial mexer-se. A inatividade física contribui para o aumento do peso e favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e outras, como a obesidade e a diabetes. Conheça em maior detalhe os riscos para a saúde provocados por uma má alimentação e os truques para prevenir o excesso de peso.