Dicas

Emagrecer depois dos excessos com 10 truques

25 março 2021
Pessoa a pesar-se numa balança onde aparece a palavra emagrecer, com um prato de doces ao lado

Com o teletrabalho obrigatório sempre que possível e o dever cívico de recolhimento domiciliário, não faltam tentações para arruinar a dieta e adiar a decisão de perder o peso em excesso. Siga o nosso plano de ataque aos quilos a mais.

Não há volta a dar: para atingir o peso desejado, faça uma alimentação equilibrada com escolhas saudáveis. A pressa de perder os quilos que se acumulam depois dos excessos faz muitas vezes cair em tentação e leva algumas pessoas a seguirem dietas restritivas, nada aconselháveis. Para ajudar a atingir o objetivo, preparámos uma seleção de dicas.

Regras essenciais: ingira menos energia do que aquela que gasta, diminua o valor calórico das refeições e aumente o valor nutricional. 

Partilhe ou ofereça os doces de períodos festivos a familiares, amigos ou colegas – reforça relações e não ingere tantas calorias sozinho. O mesmo se aplica a outras tentações que tenha em casa. A regra é simples: longe do nosso alcance, a tentação desvanece-se.

A vontade de emagrecer é tanta que, por vezes, se está disposto a tudo. Até mesmo seguir dietas loucas e restritivas, que, além de serem um risco para a saúde, têm um prazo limitado. Ainda que dependam da capacidade e da motivação de cada um, todos acabam por vacilar. Após alguns dias em restrição alimentar, surgem sinais de cansaço, fraqueza, desânimo, irritabilidade, desmotivação, levando a ingerir alimentos sem controlo. A nossa leitora S.V. confessa que se sente ansiosa quando consome menos açúcar. “Quando corto com os doces, sinto que o corpo atravessa um processo de readaptação, e há ali um período de dois, três dias, em que sinto mais vontade de comer hidratos de carbono, por exemplo.” Além destes desejos alimentares, por vezes, sente uma leve dor de cabeça que também associa à falta de açúcar.

De que vale fazer restrições alimentares severas, se, além de não cumprir a longo prazo, pode prejudicar a saúde? Por isso, é essencial definir metas que facilmente consiga atingir, sem recorrer a dietas extremistas. A mudança de hábitos deve passar pela reeducação alimentar para obter resultados duradouros. Abaixo encontra dez truques para não falhar no processo de recuperar a boa forma física caso não tenha resistido a algumas facadas na dieta.

Objetivos realistas: quantos quilos devo perder?

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