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Dietas: descubra o que escondem de A a Z

18 junho 2019
emagrecer

18 junho 2019

Muitos regimes prometem um emagrecimento rápido e sem esforço, mas alguns são perigosos para a saúde. Conheça o que está por trás de algumas dietas da moda.

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Paleodieta

A chamada paleodieta ou dieta paleo é um regime alimentar “descoberto” por Loren Cordain, um professor de motricidade americano. Baseia-se na alimentação que se pensa que o homem primitivo fazia no período anterior à descoberta da agricultura. Essa alimentação seria hiperproteica, baseando-se no consumo regular de carne magra, peixe, marisco, frutos secos e frescos e ainda verduras.

São abolidos os cereais e derivados (massas, arroz, pão e cereais em grão e farinhas), açúcares refinados, batatas, legumes e laticínios. Naturalmente, todos os alimentos industriais característicos da alimentação moderna, como o café e o álcool e todos os alimentos com aditivos não fazem parte desta dieta. Os lípidos devem ser consumidos em quantidades moderadas.

Com esta dieta corre-se o risco de adotar hábitos nutricionais incorretos e, a longo prazo, esta pode representar um fator de risco para a saúde. Além disso, apresenta o inconveniente de ter um custo médio elevado.  

Pontos

Nesta dieta (em inglês weight watchers), os alimentos mais magros dão poucos pontos e os mais calóricos pontuam muito. Por exemplo, um iogurte magro equivale a 0,5 pontos e um bolo com creme a 4,5. Pode comer fruta e verduras à vontade, já que são alimentos neutros.

Cada pessoa tem um limite de pontos para gastar diariamente. Varia entre 18 e 30 e depende do peso, de ser homem ou mulher e de querer seguir uma dieta mais ou menos restritiva.

A vantagem deste método é que não há alimentos proibidos. Os pontos que não usados num dia são guardados para uma ocasião especial (como um aniversário). Caso ultrapasse o limite diário, pode recuperar nos dias seguintes. E se fizer exercício físico, recebe um bónus.

Este regime é equilibrado: baseia-se na quantidade de calorias e inclui a presença dos vários nutrientes. Mas desvaloriza as calorias ingeridas ao comer fruta.

Deve ter cuidado com outras versões da dieta dos pontos. Algumas são hiperproteicas, por isso, não devem ser seguidas por muito tempo.

Produtos milagrosos

Alguns pós, pastilhas, roupas ou plantas à venda em lojas dietéticas prometem fazer perder peso rapidamente e sem esforço. Mas não se deixe enganar. São ineficazes, podem incluir substâncias perigosas para a saúde e todos fazem gastar dinheiro desnecessariamente.