Dicas

Dieta: mentiras que não ajudam a emagrecer

09 junho 2019
dieta fruta

Alguns mitos sobre o que engorda ou não são a base de dietas infundadas. Se vai começar uma dieta para perder peso, não há milagres. Desmontamos mitos comuns.

Água

Beber água às refeições engorda 

A água não faz perder nem ganhar peso, porque não contém calorias. Beber água entre as refeições pode ajudar a "enganar" a fome, pois preenche momentaneamente o estômago. A afirmação "beber água às refeições engorda" carece de prova. Mas se comer demasiado depressa, sem mastigar bem os alimentos, tem tendência a comer mais. A sensação de saciedade, que põe termo à vontade de comer, só é ativada algum tempo depois do início da refeição. Assim, se comer muito depressa, já terá ingerido mais do que o necessário quando este mecanismo é acionado.

A água ajuda a pele a ficar mais macia, brilhante e com menos estrias e celulite, além de ter outras funções muito importantes. É aconselhado beber, pelo menos, um litro de água por dia para uma boa hidratação. Este conselho nada tem a ver com perda de peso.

Água em jejum emagrece

Outro mito sobre beber água é que ajuda a emagrecer se ingerir em jejum. É sabido que um grande copo de água ao levantar ajuda a evitar a prisão de ventre e os cálculos renais. Mas daí a concluir que contribui para emagrecer vai um longo caminho. Para que haja perda de peso, é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que as que ingere e comer a cada 3 horas, por exemplo.

Transpirar emagrece 

Ao transpirar de forma intensa não só perde água, como sais minerais. E não convém abusar. Transpirar não é uma solução válida para perder peso, dado que ao beber recupera os líquidos perdidos. O que emagrece é o exercício. Se recorrer à sauna, só perde água e sais.