Dicas

Dieta: mentiras que não ajudam a emagrecer

09 junho 2019
dieta fruta

Os açúcares simples são calorias “vazias”, ou seja, sem nutrientes importantes, e devem ser eliminadas da dieta. Já os hidratos de carbono, além de fornecerem calorias, fornecem ainda nutrientes. Por isso, não podem ser ignorados numa dieta equilibrada.

Açúcar, gordura e hidratos de carbono

Para perder peso, nada de açúcar 

Os açúcares simples, como a sacarose e os produtos que a contêm - doces, bebidas açucaradas, por exemplo - são calorias “vazias”, ou seja, sem nutrientes importantes, e devem ser eliminadas da dieta. Já os hidratos de carbono, existentes nos alimentos como cereais integrais e leguminosas, além de fornecerem calorias, fornecem ainda nutrientes como amido, fibra, vitaminas e minerais de que o nosso corpo não pode prescindir. Por isso, não podem ser ignorados numa dieta equilibrada, mesmo com redução de calorias.

Se é light não engorda 

É verdade que a maioria dos produtos light tem menos calorias do que o seu equivalente original. Mas optar por estes produtos pode ser contraproducente se forem consumidos em excesso. É também importante recordar que uma dieta para perder peso se baseia, sobretudo, em produtos frescos. 

 

É preciso retirar os alimentos com hidratos de carbono das refeições para emagrecer

Nada de mais errado. Os hidratos de carbono são a fonte energética preferencial do organismo e praticamente a exclusiva do cérebro. Além disso, são uma fonte energética “limpa”, uma vez que do seu metabolismo resulta energia e água.

 

O azeite é um bom alimento e pode ser consumido à vontade

O azeite é considerado a melhor gordura de adição. Porém, é bom nunca esquecer que 1 grama de azeite fornece igualmente 9 kcal, tal como a maioria das outras gorduras. Mais uma vez, a moderação e o bom senso são fundamentais.