Dicas

Dieta: 5 mentiras que não ajudam a emagrecer

30 junho 2015

30 junho 2015

Circulam muitos mitos sobre o que engorda ou não. Alguns estão na base de dietas infundadas. Se pretende começar uma dieta para perder peso, esqueça os milagres. Desmontamos 5 mitos comuns.

Emagreça com saúde e combine hábitos alimentares saudáveis com exercício físico regular. O peso recomendado para si depende das características do corpo, da idade, do estado de saúde e do estilo de vida. Acima de tudo, evite ingerir mais calorias do que as que gasta nas atividades diárias.

1. Para perder peso, nada de açúcar
Os açúcares simples, como a sacarose e os produtos que a contêm - doces, bebidas açucaradas, por exemplo - são calorias “vazias”, ou seja, sem nutrientes importantes, e devem ser eliminadas da dieta. Já os hidratos de carbono, existentes nos alimentos como cereais integrais e leguminosas, além de fornecerem calorias, fornecem ainda nutrientes como amido, fibra, vitaminas e minerais de que o nosso corpo não pode prescindir. Por isso, não podem ser ignorados numa dieta equilibrada, mesmo com redução de calorias.

2. Beber água às refeições engorda
A água não faz perder nem ganhar peso, porque não contém calorias. Beber água entre as refeições pode ajudar a "enganar" a fome, pois preenche momentaneamente o estômago. A afirmação "beber água às refeições engorda" carece de prova. Mas se comer demasiado depressa, sem mastigar bem os alimentos, tem tendência a comer mais. A sensação de saciedade, que põe termo à vontade de comer, só é ativada algum tempo depois do início da refeição. Assim, se comer muito depressa, já terá ingerido mais do que o necessário quando este mecanismo é acionado.

É aconselhado beber pelo menos um litro de água por dia para uma boa hidratação e evitar assim problemas como prisão de ventre ou pedras nos rins. Este conselho nada tem a ver com perda de peso.

3. Não coma fruta à noite
Não há explicação científica que justifique esta afirmação. Os nutricionistas recomendam o consumo de cinco porções de frutas e de legumes durante o dia, por isso, é normal reservar alguns para o jantar. Como o jantar deve ser leve, estes alimentos são muito apropriados.

4. Se é light não engorda
É verdade que a maioria dos produtos light tem menos calorias do que o seu equivalente original. Mas optar por estes produtos pode ser contraproducente se forem consumidos em excesso.

É também importante recordar que uma dieta para perder peso se baseia sobretudo em produtos frescos.

5. Transpirar emagrece
Ao transpirar de forma intensa não só perde água, como sais minerais. E não convém abusar. Transpirar não é uma solução válida para perder peso, dado que ao beber recupera os líquidos perdidos. O que emagrece é o exercício. Se recorrer à sauna, só perde água e sais.