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Celulite: técnicas para atenuar

01 março 2018
Celulite: técnicas para atenuar

01 março 2018
Perder peso, beber muita água e fazer exercício físico ajudam. Os tratamentos podem atenuar o efeito "casca de laranja", mas não eliminam de vez a celulite.

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A celulite é um dos pesadelos da maioria das mulheres. Pode surgir em diferentes partes do corpo, mas geralmente localiza-se nas ancas e coxas, no abdómen, nos joelhos, nas pernas e nos braços. Caracteriza-se por um conjunto de alterações do tecido subcutâneo. Ainda não são claros os mecanismos que levam ao seu surgimento. Certo é que as alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com variações na microcirculação e com o consequente aumento do tecido fibroso, influenciam o processo.

Outros aspetos contribuem para o agravamento do problema: fatores hereditários, alimentação desequilibrada, toma da pílula contracetiva, stresse, sedentarismo, tabaco ou causas hormonais. As hormonas, em especial as sexuais, têm capacidade para intervir no metabolismo lipídico e na distribuição da gordura no organismo.

O ideal é não ter excesso de peso. Emagrecer pode contribuir para a melhoria da celulite, especialmente quando está muito acentuada. No entanto, não existe uma relação direta entre obesidade e celulite: há pessoas que perdem peso e veem a sua celulite piorar.

Também é importante mudar o estilo de vida. Ficar 8 horas por dia sentada a uma secretária, com todos os músculos relaxados, entorpece a circulação e a oxigenação dos tecidos e favorece a formação de gordura excedentária. Beber muita água, assegurar um trânsito intestinal perfeito, à base de fibras e sem laxativos, e fazer exercício físico poderão contribuir na guerra à celulite.

Existem várias técnicas que ajudam a atenuar a celulite. Pode conhecer algumas no menu, onde falamos sobre as promessas dos tratamentos. Mas, quando há muitas soluções para o mesmo problema, é porque nenhuma se demonstrou superior ou se afirmou como um claro benefício em relação às outras. 


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