Dicas

Beber água às refeições engorda?

21 julho 2015
beber água às refeições

21 julho 2015

Como a água não fornece qualquer caloria, pode ser ingerida durante as refeições. O mesmo não é verdade para outras bebidas. E beber água em jejum, será que ajuda a emagrecer?

Da rede pública ou engarrafada, a água não é uma fonte de calorias. Por isso, não faz engordar. O nosso guia Comer ovos aumenta o colesterol? desmistifica essa e outras ideias sobre a alimentação, como "a manteiga tem menos gordura do que a margarina?" ou "cozinhar os alimentos no micro-ondas pode ser perigoso?".

Já beber outros líquidos com alguma percentagem de água, como os sumos, os refrigerantes ou outras bebidas açucaradas, pode provocar o aumento do peso. Estas bebidas não são aconselhadas no dia a dia porque representam um acréscimo de açúcares simples, que podem contribuir para o excesso de peso, cáries dentárias, etc. Ainda assim, se gosta de beber sumos ao almoço ou ao jantar, opte pelos naturais: contêm apenas o açúcar da fruta, logo, são mais saudáveis, e podem ser feitos facilmente em casa.

O ideal é beber água sempre. A água desempenha um papel muito importante na alimentação de qualquer pessoa, independentemente de estar a fazer dieta. Trata-se de uma substância fundamental para o funcionamento do organismo, pois participa na regulação térmica, na elaboração das secreções digestivas, na reparação e na construção dos tecidos, na transferência dos nutrientes e na eliminação de impurezas. Como uma parte se perde naturalmente, por exemplo através da urina ou da transpiração, tem de haver reposição de líquidos, mesmo que não haja sensação de sede. 

Numa pessoa saudável, a necessidade de água varia com a quantidade perdida, o regime alimentar, o estado de saúde, o esforço físico e as condições atmosféricas. Regra geral, o adulto saudável perde entre 2 e 2,5 litros de água por dia, quantidade que deve ser reposta também diariamente. Os alimentos proporcionam cerca de um litro. O resto deve ser compensado pela ingestão voluntária de bebidas, de preferência água.

Outro mito sobre beber água é que ajuda a emagrecer se ingerir em jejum. É sabido que um grande copo de água ao levantar ajuda a evitar a prisão de ventre e os cálculos renais. Mas daí a concluir que contribui para emagrecer vai um longo caminho. Para que haja perda de peso, é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que as que ingere  e comer a cada 3 horas, por exemplo.


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