Dicas

Beber água às refeições engorda?

12 setembro 2018
beber agua

12 setembro 2018

A água não fornece calorias, pelo que pode ser ingerida durante as refeições. O mesmo não é verdade para outras bebidas. E beber água em jejum, será que ajuda a emagrecer? Veja a resposta.

Da rede pública ou engarrafada, a água não é uma fonte de calorias. Por isso, não engorda.

Já outros líquidos com alguma percentagem de água, como sumos, refrigerantes ou outras bebidas açucaradas, pode fazer aumentar o peso. Estas bebidas não são aconselhadas no dia a dia porque representam um acréscimo de açúcares simples, que podem contribuir para o excesso de peso, cáries dentárias, etc. Ainda assim, se gosta de beber sumos ao almoço ou ao jantar, opte pelos naturais: contêm apenas o açúcar da fruta, logo, são mais saudáveis. Além disso, podem ser feitos em casa facilmente.

O ideal é beber água sempre. A água desempenha um papel muito importante na alimentação de qualquer pessoa, independentemente de estar a fazer dieta. Trata-se de uma substância fundamental para o funcionamento do organismo, pois participa na regulação térmica, na elaboração das secreções digestivas, na reparação e na construção dos tecidos, na transferência dos nutrientes e na eliminação de impurezas. Como uma parte se perde naturalmente, por exemplo, através da urina ou da transpiração, tem de haver reposição de líquidos, mesmo que não haja sensação de sede

Numa pessoa saudável, a necessidade de água varia com a quantidade perdida, o regime alimentar, o estado de saúde, o esforço físico e as condições atmosféricas. Em média, as necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia.

Outro mito sobre beber água é que ajuda a emagrecer se ingerir em jejum. Um grande copo de água bebido de manhã, ao acordar, ajuda a evitar a prisão de ventre e os cálculos renais. Mas daí a se assumir que contribui para emagrecer vai um longo caminho. Para que haja perda de peso, é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que as que ingere  e comer a cada 3 horas, por exemplo.