Dicas

Álcool: conheça as bebidas mais calóricas

08 dezembro 2015
álcool: bebidas mais calóricas

08 dezembro 2015

Sabia que um pequeno copo de vinho tem quase as mesmas calorias do que um copo de refrigerante de laranja? Bebidas alcoólicas e calorias andam de mãos dadas. Indicamos os valores por tipo de bebida.

Na maioria das bebidas alcoólicas, a grande fatia em calorias provém do álcool. Já nos vinhos licorosos, licores e alguns espumantes, o peso do açúcar é considerável. Um grama de álcool equivale a 7 kcal, enquanto a mesma quantidade de açúcares, a 4 kcal. Ao calcular o valor energético de uma dieta é preciso não esquecer o contributo calórico do álcool.

Uma bebida com um teor alcoólico de "10% vol." contém 10 ml de álcool puro em 100 ml de água. Como 1 grau alcoométrico (1% vol. ou 1º) corresponde a 8 g de álcool por litro, um vinho com 12% vol. contém 96 gramas de álcool por litro, ou seja, 9,6 gramas de álcool por 100 ml. Em média, um copo de vinho (cerca de 100 ml) com 12% vol. fornece cerca de 76 kcal.

O teor alcoólico refere-se à quantidade de álcool etílico numa bebida. A indicação deste valor é feita no rótulo da garrafa por unidade ou meia unidade, seguida da expressão % vol. Por exemplo, 11% ou 11,5%, e não 11,6%. Em gramas, o teor de álcool puro é de 40 a 50 g/litro, na cerveja; 80 a 90 g/litro no vinho; 130 g/litro, nos aperitivos, e 320 a 400 g/litro, no whisky e bebidas similares.

A roda dos alimentos não contempla as bebidas alcoólicas. Mas tal não significa que vinho, cerveja, licores, aguardentes e demais bebidas com álcool sejam incompatíveis com uma alimentação saudável. Em doses moderadas (até um máximo de dois copos de vinho por dia, nos homens, e um copo, nas mulheres), a acompanhar a refeição, o álcool favorece o sistema cardiovascular e pode ser benéfico. Já nas crianças, jovens, grávidas e aleitantes, as bebidas alcoólicas são totalmente desaconselhadas.

Valor calórico por tipo de bebida


Imprimir Enviar por e-mail