Como testamos

Açúcar, sal ou gordura a mais: como testamos

04 janeiro 2019
calorias

04 janeiro 2019
Avaliamos a qualidade nutricional de diferentes produtos alimentares com base na sua rotulagem nutricional.

Para cada alimento, avaliamos a quantidade (por 100 g ou 100 ml) de lípidos ou gorduras, ácidos gordos saturados, açúcares, fibra e sal.

Até 3 g de gordura por 100 g ou 1,5 g de gordura por 100 ml considera-se um baixo teor em lípidos ou gordura. Já a gordura saturada não deve ultrapassar 1,5 g por cada 100 gramas. Para os líquidos, o limite são 0,75 g por 100 mililitros. Teores altos correspondem a mais de 17,5 g de gordura por 100 g ou 8,75 g de gordura por 100 ml. Para a gordura saturada, estes valores são de 5 g e 2,5 g, respetivamente, para alimentos sólidos e líquidos.

Para os açúcares, um baixo teor refere-se, no produto sólido, a teores até 5 g de açúcares por cada 100 g ou, no caso dos líquidos, a 2,5 g de açúcares por 100 mililitros. Teores altos correspondem a mais de 22,5 g por 100 g, ou 11,25 g por 100 mililitros.

No sal, baixo teor é sinónimo de um produto com menos de 0,30 g por 100 g ou por 100 mililitros. Teores altos correspondem a mais de 1,5 g de sal por 100 g ou a 0,75 g de sal por 100 mililitros.

Um alto teor em fibra é um alimento que contém, pelo menos, 6 g de fibra por 100 g ou, pelo menos, 3 g de fibra por 100 quilocalorias. Se os teores forem, pelo menos, 3 g de fibra por 100 g ou, pelo menos, 1,5 g de fibra por 100 kcal é uma fonte de fibra. Abaixo destes valores considera-se um teor baixo em fibra.

A qualidade nutricional é apresentada, nos nossos estudos, através da atribuição de estrelas. Quanto mais estrelas, melhor é a qualidade nutricional do alimento.

A avaliação nutricional é já parte integrante dos nossos testes comparativos clássicos. Neste comparador, o enfoque especial é o valor nutricional.

Conheça os teores dos diferentes nutrientes de vários produtos alimentares. Apresentamos, desde já, esta avaliação para cereais de pequeno-almoço de chocolate e para massas folhadas e quebradas. À medida que tivermos outros produtos testados, conseguirá comparar mais alimentos: por exemplo, saber o valor nutricional de refeições vegetarianas.

Na altura da compra, compare os valores nutricionais por 100 gramas e escolha os que contêm menos sal, açúcar e lípidos ou gordura.

 

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