Como testamos

Açúcar, sal ou gordura saturada a mais: como testamos

18 dezembro 2019
caixa com comida de take-away

Avaliamos a qualidade nutricional de diferentes produtos alimentares com base na sua rotulagem nutricional. Para isso, recorremos ao código de cores e de letras, o Nutri-score.

Usamos o Nutri-Score no nosso comparador para avaliar a qualidade nutricional dos produtos. Este sistema francês já começou a aparecer nalguns produtos em Portugal. 

Todos os produtos com a letra A obtiveram a melhor avaliação em termos de valor nutricional. Pode colocá-los sem problemas na mesa. Já os produtos que apresentam a letra E devem ser consumidos esporadicamente e com moderação.

Atrás destas letras, está uma nota determinada pelo teor em fibras, proteínas, fruta, legumes, frutos secos, ácidos gordos saturados, açúcares, sal e calorias. O algoritmo de base considera tanto os pontos favoráveis como os desfavoráveis. As proporções de fruta, vegetais, frutos secos, fibras e proteínas são consideradas pontos positivos. Já os pontos a merecerem reprovação referem-se às calorias, à gordura saturada, aos açúcares e ao sal. O resultado é uma classificação correspondente à qualidade nutricional global do alimento.

O Nutri-score não tem em consideração a presença de aditivos (corantes e conservantes, por exemplo), alergénios, aromas, contaminantes e o tamanho da porção. Feitas as contas, a nota final varia entre –15 e 40. Quanto menor, melhor.

Confirme a correspondência entre letras e números:

  • letra A corresponde ao intervalo entre –15 e –1;
  • letra B, entre 0 a 2;
  • letra C, entre 3 e 10;
  • letra D, entre 11 e 18;
  • letra E, entre 19 e 40.

Um A sobre verde ou um E sobre vermelho são os extremos de uma escala com uma gradação que diferencia alimentos mais e menos nutritivos. Com esta escala, pretende-se mostrar a qualidade nutricional dos alimentos e, ao mesmo tempo, apostar numa interpretação fácil e rápida.

No comparador de rótulos dos alimentos, pode ordenar os produtos cereais com base no seu valor nutricional global, i.e. o Nutri-score, ou por marca. Tem ainda a opção de filtrar por tipo de produto.

O comparador também contém informações detalhadas sobre os valores constantes da declaração nutricional. Essas informações podem ser úteis se estiver mais interessado num nutriente específico, por exemplo, cereais ricos em fibras. Se quiser reduzir a ingestão de açúcares ou sal, clique em “ver resultados do teste” e poderá ver as quantidades de calorias (quilocalorias), ácidos gordos saturados, açúcares, proteínas, sal  e fibra que contêm 100 gramas.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.