A caminho do Dia Nacional da Sustentabilidade
Estamos cada vez mais perto de celebrar o Dia Nacional da Sustentabilidade. A nossa proposta foi aprovada no Parlamento. Aguardamos legislação para o implementar.
Dia Nacional da Sustentabilidade aprovado
O Parlamento aprovou a recomendação de um Dia Nacional da Sustentabilidade. A nossa proposta já foi publicada em Diário da República, faltando, apenas desenvolver a respetiva legislação para a sua implementação final.
Quando apresentámos a nossa proposta, em abril de 2020, sugerimos 25 de setembro por ter sido a data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Estávamos em 2015.
Em 2021, e para que estas metas sejam uma realidade, continuaremos a trabalhar para informar os consumidores, ajudando-os a adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, e a pressionar a indústrias e as empresas a mudar no mesmo sentido, reduzindo o impacto que o fabrico e os materiais têm nos recursos naturais.
Porquê um Dia Nacional da Sustentabilidade?
A transição para um planeta mais sustentável começa em cada um de nós. A criação de um Dia Nacional da Sustentabilidade, a ser celebrado a 25 de setembro é apenas o início.
O seu apoio e envolvimento são essenciais: para mostrar que os consumidores exigem estar no centro das decisões sobre sustentabilidade e para assegurar a sobrevivência do planeta e de todos nós.
A DECO PROTESTE não está sozinha. Com as nossas congéneres da Euroconsumers, lançámos um manifesto por um futuro mais sustentável. Conheça o nosso compromisso.
Porquê agora?
A pandemia que vivemos é uma antevisão dos desafios que o futuro nos reserva. A crise climática é tão grave e premente quanto a crise sanitária, embora muitos não estejam cientes disso. Para controlar e reverter este cenário são necessárias alterações profundas aos comportamentos e hábitos de todos.
Nos primeiros meses de 2020, as emissões de CO2 e outros gases com efeito de estufa diminuíram drasticamente, motivadas pela paragem das indústrias e das deslocações aéreas e terrestres. Podemos dar continuidade a este ímpeto de mudança, pensando nas alterações que podemos fazer ao nosso estilo de vida e que não são, como muitos pensaram, impraticáveis?
Provámos que somos capazes de trabalhar e estudar à distância, mantendo a economia e os serviços a funcionar, recorrendo à Internet e à crescente digitalização. Ao mesmo tempo, provámos que é possível estimular as economias locais, recorrendo ao pequeno comércio de proximidade: ou seja, uma forma de atenuar o problema do emprego ou da inexistência de serviços básicos fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto.
Por isso, quando tudo regressar à normalidade, retomaremos os velhos hábitos como se nada tivesse acontecido, ou aplicaremos as lições aprendidas nesta crise para solucionar um desafio ainda maior?
Como ser um consumidor mais sustentável?
Ao apoiar o movimento pelo Dia Nacional da Sustentabilidade, torna-se parte ativa da luta por um planeta melhor. O nosso compromisso é dar-lhe informação sobre como ser um consumidor decisivo nesta mudança. Conte com a nossa experiência de investigação ao longo de vários anos em diversas áreas.
Participar na ação como Simpatizante DECO PROTESTE
Ao integrar a nossa comunidade de Simpatizantes, está a apoiar a maior organização de consumidores de Portugal. Beneficiará ainda de vantagens exclusivas:
- newsletter com informações sobre campanhas e compras coletivas;
- acesso a notícias, análises e testes independentes;
- possibilidade de usar a plataforma Reclamar, em caso de conflito com uma empresa;
- participação nas nossas causas de interesse público.
A nossa intervenção na área da sustentabilidade
Início 01 março 2001
Primeiros alertas
O excesso de embalagem, que já estava na nossa agenda, passou a ter presença periódica nas nossas publicações. Só muito recentemente começou a surgir legislação para limitar o excesso de embalagem.
Alertámos os consumidores para a necessidade de usar a água de forma mais racional. Demos conselhos para ajudar a mudar hábitos e escolher equipamentos mais eficientes.
Crimes ambientais na agenda
Demos conselhos sobre comportamentos adequados e incentivámos os consumidores a denunciarem os crimes ambientais.
Avisos: qualidade do ar
Lançámos o alerta de que , para estancar as emissões poluentes nas cidades, são precisas medidas urgentes. Mas, com as alterações urbanas nos últimos anos, continua a faltar uma rede de monitorização adequada e ainda é necessária uma solução eficaz no setor dos transportes.
Desperdício alimentar
Ajudámos os consumidores a adquirir bons hábitos de compra, conservação e reaproveitamento de sobras de alimentos.
Energia na ordem do dia
Avaliámos o desempenho energético de vários eletrodomésticos e o consumo doméstico de energia.
Participámos nos projetos CLEAR e CLEAR 2.0, onde ajudámos os consumidores a encontrarem soluções sustentáveis para o consumo de energia. Aconselhámos sobre energias renováveis e prestámos apoio no processo de reconversão energética doméstica.
Contra o desperdício de água
Lançámos a ação "Água: denuncie o desperdício", para os consumidores denunciarem, junto das entidades responsáveis, as situações de desperdício de água potável nos espaços públicos. A água é um recurso escasso, reconhecido como um direito humano.
Dieselgate e água em debate
Denunciámos a adulteração dos valores das emissões de gases prejudiciais dos automóveis. Para tal, lançámos a campanha Dieselgate, contra a Volkswagen.
Com a ação "Água não é lixo", defendemos a separação do pagamento da água doméstica do sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos. A campanha assentou na consagração do princípio poluidor-pagador, que diferencia positivamente quem gera menos resíduos.
Reparação de aparelhos domésticos
Há muito que criticávamos o curto tempo de vida útil dos equipamentos elétricos e eletrónicos. Hoje, estamos envolvidos no projeto PROMPT, para ajudar a Comissão Europeia a estudar o assunto e promover a reparação dos equipamentos, em vez da compra de novos produtos.
Foco na mobilidade
Primeira edição do ciclo de conferências Visões do Futuro, sobre os temas da mobilidade, sustentabilidade e vida saudável.
Lançámos o portal Mais Mobilidade e incentivámos a mobilidade elétrica e suave: www.deco.proteste.pt/mobilidade.
Segunda edição da conferência Visões do Futuro, com a sustentabilidade e mobilidade novamente como temas principais. Discutimos ainda a pressão sobre os recursos alimentares e as soluções para as ameaças dos ecossistemas marinhos decorrentes da atividade humana.
Movimento pela sustentabilidade
Lançámos o título Escolha Verde, atribuído aos produtos que conseguem uma avaliação "Muito Bom" no desempenho ambiental e, em simultâneo, obtêm, no mínimo, "Boa Qualidade" na avaliação global.
Apresentámos o movimento pela criação do Dia Nacional da Sustentabilidade, a ser comemorado a 25 de setembro.
Sustentabilidade chega ao Parlamento
A nossa proposta de instituir o Dia Nacional da Sustentabilidade foi apresentada em três projetos de resolução no Parlamento. Todos foram aprovados pelos deputados.
Dia Nacional da Sustentabilidade aprovado
A nossa proposta de instituir o Dia Nacional da Sustentabilidade foi aprovada no Parlamento. Aguardamos, agora, por um projeto-lei para o implementar.
Tudo sobre o Dia Nacional da Sustentabilidade
Esclarecemos as dúvidas sobre o movimento
O que é a sustentabilidade?
É um modelo de desenvolvimento que responde às necessidades do presente, sem pôr em causa as das gerações futuras. Segundo o primeiro princípio na Declaração do Ambiente da ONU, de 1972, o Homem tem direito a "um ambiente cuja qualidade lhe permita viver com dignidade e bem-estar, cabendo-lhe o dever solene de proteger e melhorar o ambiente para as gerações atuais e vindouras”.
Quando foi feito o pedido para a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade e quando a Assembleia da República se pronunciará?
O pedido foi feito à Assembleia da República a 5 de março de 2020.
Aguardamos pela sua apreciação e respetiva aprovação nos próximos meses. Entretanto, vamos informar o Presidente da Assembleia da República sobre os apoios que formos recolhendo. Daí a importância de obtermos o maior número possível de registos na ação, demonstrando o interesse dos cidadãos no assunto.
Como vou ser informado sobre a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade?
Será o primeiro a saber: vamos enviar-lhe um SMS com essa informação. Ficará ainda a par das nossas próximas ações nesta área.
Qual a relação entre sustentabilidade e covid-19?
Os desafios que a sustentabilidade coloca e as soluções encontradas para mitigar o novo coronavírus relembram-nos que os momentos difíceis revelam, muitas vezes, soluções que não tínhamos considerado antes. Relembram-nos, também, da necessidade de juntar esforços e mobilizar toda a sociedade – cidadãos e empresas – na resolução de problemas, que sendo de todos, só podem ser resolvidos com o contributo de todos. Neste sentido, a DECO PROTESTE assume a responsabilidade de propor soluções que vão ao encontro das necessidade da população, para fazer face aos tempos conturbados que vivemos. Estamos prontos a guiar e a aconselhar os consumidores portugueses nesta matéria, como fazemos em tantas outras, há décadas. Assumimos o compromisso de colocar ao seu dispor toda a nossa experiência e investigação em diversas áreas, como água, alimentação, ar, energia, mobilidade, gestão de resíduos, leis e finanças, saúde, entre outros temas relacionados com a sustentabilidade. E o produto dessa investigação – dicas, dossiês e notícias sobre consumo sustentável – vai ser disponibilizado a todos os consumidores que se juntem a este movimento, porque a sustentabilidade do planeta começa em cada um de nós.